São Paulo: Justiça Federal suspende interdição de feira

Quinta Feira, 09 de Maio de 2013



Feira da Madrugada está localizada na região do Pari, em São PauloFoto: Reprodução
O juiz federal Victorio Giuzio Neto, da 24ª Vara Federal Cível em São Paulo, acolheu pedido de medida cautelar em ação popular e determinou a suspensão da interdição da “Feira da Madrugada”, conforme decisão administrativa tomada pela Prefeitura Municipal de São Paulo.

Caso – De acordo com informações da JF/SP, a tradicional feira localizada no bairro do Pari, na capital paulista, seria fechada a partir de hoje (09/05) por determinação da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendimento de São Paulo.

O órgão municipal elencou algumas supostas irregularidades na Feira da Madrugada, especialmente em relação às questões de segurança (presença de materiais inflamáveis, falta de extintores de incêndio e saídas de emergência fechadas).

Decisão – O magistrado federal fundamentou sua decisão de suspender o fechamento da feira: “a interdição total da Feira, a pretexto de irregularidades relativamente pontuais e solucionáveis de imediato, conforme comerciantes propõem, é equivalente a fechar um Shopping Center porque duas ou três lojas nele instaladas encontram-se com extintores vencidos ou instalações elétricas irregulares”.

Victorio Giuzio Neto também consignou que a feira é utilizada não apenas pelos paulistanos, mas por clientes de todo o estado e de outras unidades da federação, além do fato de nunca ter havido quaisquer incidentes nos nove anos de sua existência.

Derradeiramente, o julgador ponderou que é responsabilidade do magistrado não apenas a solução de litígios, mas o afastamento de situações que causem tensão social: “o Dia das Mães corresponde a um segundo Natal para o qual os comerciantes já se preparam, afigurando-se como pouco razoável exigir o fechamento da Feira da Madrugada poucos dias antes daquela data, com a desocupação total dos boxes e ausente a possibilidade efetiva de instalação em outra local”.

Condições – A cautelar, todavia, determinou que os responsáveis pela Feira da Madrugada cumpram, em 48 horas, algumas providências, como a remoção de coberturas inflamáveis, a retirada de eventuais obstáculos ao uso de sanitários, a colocação de equipamentos de sinalização contra incêndio e a regularização das instalações elétricas expostas. 




Fonte: www.fatonotorio.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB