Falta grana: Clubes brasileiros endividados e funcionários do Judiciário e MP, também

Quarta Feira, 04 de Março de 2015

Só dois clubes da 1ª Divisão não atrasam salários



Os clubes devedores podem ser acionados na Justiça comum / Rafael Ribeiro / CBF

Por: Marta Teixeira 
No início do ano passado, o Bom Senso FC divulgou uma relação com os nomes dos clubes que na temporada anterior  atrasaram o pagamento dos salários dos jogadores. O levantamento incluía os 15 principais clubes do país e somente dois deles – Cruzeiro e Palmeiras – estavam com o nome limpo no mercado. 
Entre os clubes com débitos, figuravam Corinthians, Internacional, Vasco, Grêmio e Atlético-MG, campeão da Libertadores de 2013. Os débitos diziam respeito a atrasos tanto no salário fixo como nos direitos de imagem, que muitas vezes respondem pela maior parte do valor do contrato dos atletas. Em julho, o assunto foi tema de encontro entre membros do movimento e a presidente Dilma Rousseff, em Brasília.
No fim de 2014, clubes como Flamengo, São Paulo e Santos, que não faziam parte da lista inicial, também assumiram atrasos no pagamento dos salários.
CALOTEIROS EM RISCO
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou ontem a tabela do Campeonato Brasileiro deste ano. Mas o assunto que mais chamou a atenção durante o conselho técnico, realizado ontem na sede da entidade, no Rio de Janeiro, passou longe dos gramados. Mais do que as datas dos jogos, uma mudança no regulamento do torneio causou polêmica.
A partir desta edição, clube que atrasar o pagamento de salário dos atletas pode ser punido com a perda de pontos na competição. A ideia decorre de sugestão apresentada no ano passado pelo Bom Senso FC, movimento concebido por jogadores e ex-jogadores que defende, entre outras bandeiras, a do fair play financeiro.
Na votação do regulamento, a mudança foi aprovada por unanimidade pelos clubes, mas ainda depende de regulamentação para ser aplicada.
O objetivo é seguir o mesmo modelo adotado nesta temporada no Campeonato Paulista, no qual o jogador pode denunciar seu clube ao TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) a partir do 15 dia de atraso no acerto dos vencimentos.
Segundo o art. 20 das disposições finais do estadual, o clube corre o risco de perder três pontos por partida disputada depois de reconhecido o descumprimento, por decisão da Justiça Desportiva e enquanto durar a irregularidade. O clube também tem de pagar multa administrativa de R$ 10 mil.
Segundo o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, a adoção do fair play trabalhista representa “um passo importante e decisivo” para uma melhor organização do futebol brasileiro.
A reunião reuniu representantes dos 20 clubes inscritos no Brasileirão, além de vários deputados estaduais. A medida também é vista como forma de mostrar o comprometimento da entidade com o cerco aos desmandos administrativos nos clubes e, assim, favorecer a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, que permitirá aos clube renegociarem suas dívidas com o Fisco — débitos estes estimados pelo governo em R$ 3,7 bilhões.

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Funcionários da Justiça e do MP protestam por reajuste salarial






Paulo Silva Pinto/CB/D.A Press


Servidores do Judiciário e do Ministério Público da União (MPU) fizeram uma caminhada na Esplanada dos Ministérios na tarde desta terça-feira (3/3). A marcha começou no Eixo Monumental, na altura da Catedral Metropolitana de Brasília, por volta das 15h30, e seguiu até o Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo, segundo o sindicato da categoria (Sindijus-DF), foi cobrar do ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF,  e do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, que conversem com a presidente Dilma Rousseff e a convençam a incluir os recursos para o reajuste salarial da categoria, descritos nos Projetos de Lei (PLs) 7919 e 7920, na Lei Orçamentária Annual (LOA-2015). A informação é do Blog do Servidor, onde a nota pode ser lida na íntegra. Na Justiça Estadual está igual ou pior. Em Teresina-PI, há mais de 8 dias em greve, uma funcionária do Tribunal de Justiça " armou  uma rede na grade da sede do judiciário local à espera do acordo que até agora não saiu. e continua.


à espera do acordo de greve









FONTES: DIARIOSP.COM.BR   E   BRAZILINSE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB