Duas de Dilma: Facebook explicativo e as lições de d.Dilma, a xará...

Segunda Feira, 02 de Março de 2015

Depois da dieta: Dilma usa Facebook para explicar crise energética e aumento de tarifa

Dilma usa Facebook para explicar crise energética e aumento de tarifa
Foto: Francis Juliano / Bahia Notícias
O perfil oficial da presidente, Dilma Rousseff, no face


O perfil oficial da presidente, Dilma Rousseff, na rede social Facebook exibiu comentários na tarde deste sábado (28) sobre a situação energética do país. Em meio ao aumento da taxa de energia, o texto tenta explicar o quadro atual das fontes do setor, como a hidrelétrica (força da água), que devido à seca tem sido substituída pela energia térmica, mais onerosa ao bolso do brasileiro. "A tarifa de energia decorre das chuvas. Quando aumenta a chuva, diminui a tarifa de energia porque usamos mais a energia hidrelétrica. Quando diminui a chuva, diminui a energia hidrelétrica e aí a gente tem de contratar energia térmica. E térmica é mais cara, porque você paga aquilo que produz a térmica. Você paga o gás, você paga o carvão. E quando é água que você está usando para produzir a energia, você não paga a água. Ela é gratuita", escreveu. Nesta sexta-feira (27), a presidente disse que não há risco de faltar energia no país. "No passado, se ocorresse isso, estaríamos diante do maior racionamento. Não estamos porque temos eólica, termelétricas e porque o nosso sistema de transmissão é robusto," afirmou. 


Dilma Rousseff se sentindo didática
Político · 2.402.610 curtidas
 · Ontem às 11:05 · 
A tarifa de energia decorre das chuvas. Quando aumenta a chuva, diminui a tarifa de energia porque usamos mais a energia hidrelétrica. Quando diminui a chuva, diminui a energia hidrelétrica e aí a gente tem de contratar energia térmica. E térmica é mais cara, porque você paga aquilo que produz a térmica. Você paga o gás, você paga o carvão. E quando é água que você está usando para produzir a energia, você não paga a água. Ela é gratuita.


******************************************************************************

Dona de casa Dilma fala para presidente Dilma

 Minervino Junior/CB/D.A Press


o mesmo nome e brincadeiras de amigos


Ao falar de corte de gastos, a presidente convida a dona de casa a se sentir em sua pele. Mas é a xará Dilma Rocha, auxiliar de serviços gerais, quem dá aula sobre o tema: para garantir passagem de avião nas férias, só trocando a carne por soja no dia a dia. Nestes dias difíceis, a presidente Dilma Rousseff tenta se aproximar da dona de casa e da trabalhadora. Teve oportunidades anteriores, desperdiçadas. Sua xará e conterrânea Dilma Rocha sonhou com um abraço, ou, quem sabe, uma foto. As duas já trabalharam muito perto uma da outra. Rocha faz limpeza no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que, emprestado ao Planalto várias vezes, abrigou Rousseff.

No encontro que nunca ocorreu, poderiam até ter falado das contas. Rocha, viúva, tem muito a contribuir. Vira-se como pode com o salário de R$ 900 para garantir que a filha conquiste o diploma universitário. A auxiliar de serviços gerais desconhece o déficit primário do governo em 2014. Inédito há 17 anos, acendeu a luz vermelha no painel da xará presidente. Um número assim é um desastre em si. Mas fica ainda pior quando a inflação dispara e o Produto Interno Bruto (PIB) encolhe, como ocorre no Brasil de hoje. Essa conjuntura Rocha notou. Está mais difícil fazer as compras caberem no salário. E os colegas andam com medo de perder o emprego. Rocha dá um desconto a Rousseff, que “herdou muitos problemas”. Mas não sem alertar: “O governo gasta mal”.

Mesmo assim, Dilma deu à xará o seu voto em 2010. No ano passado, queria mudança. Cogitou votar em Eduardo Campos (PSB). Com a morte dele, cravou Dilma de novo. Acha que a presidente merece confiança, mas não poupa algumas críticas. “Ela herdou muito problema. Tudo acabou estourando nas mãos dela. Mas também acho que ela não tem pulso para governar”. No ano passado, Dilma Rocha viajou pela primeira vez em um avião. “Senti insegurança, depois relaxei”. Foi com a filha, Helem, de 22, para Porto Seguro. “Me apertei o ano todo para fazer a viagem. Mas valeu a pena.” Agora, está poupando para um novo destino: Fortaleza.









fontes: Bahia Notícias e Estado de Minas, respectivamente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB