Magistratura: 10 conselhos de um velho juiz enjoado

Quarta, 21/01/2015


Dez conselhos de um Velho Juiz Enjoado



1 – TODO PROCESSO É DIFÍCIL; O PROCESSO NUNCA SERÁ BEM LIDO. Assim, se você não está mais encontrando dificuldades, acha que já achou a solução, compreendeu a causa e vislumbrou uma solução, saiba que uma das partes terá certeza, no mais das vezes alimentada pelo advogado, de que ou você é um incompetente ou foi comprado pela outra parte.
2 – OS PROCESSOS SÃO COMO COBRAS: AS GRANDES TE ESTRANGULAM E AS PEQUENAS TEM VENENO. TODAS MATAM. Logo, tenha medo de processos volumosos: no mais das vezes, são fruto de partes e advogados mal intencionados, e de colegas braço curtos. Já os pequenos podem ser mais cruéis: embora evidente a inépcia, os Tribunais afastarão a extinção e mandarão você se virar com o mérito, invocando o tal principio da instrumentalidade das formas, que é primo do principio republicano.
3 – MAGISTRATURA É MEIO DE VIDA, NÃO É MEIO DE MORTE, SALVO PARA O CNJ E PARA A CORREGEDORIA. Assim, deixe para descansar, assistir TV, ler um livro não-jurídico, jogar videogame, praticar esporte (ou alguma dança) ou fazer algo mais gostosinho tudo no domingo. No resto da semana cuide de produzir estatísticas para preencher as inúmeras planilhas.
4 – EM DIREITO, TUDO DEPENDE. Não adianta firmar posições, ser inflexível ou acatar apenas uma doutrina. Quem manda é Brasília. E a gente sabe quem manda em Brasília….
5 – PROCESSO NÃO É INSTRUMENTO PARA AMADORES. A menos que o erro seja ínfimo, não busque solucionar o caso com ginasticas hermenêuticas. Os advogados são pagos para isto. Quem não tem competência que não se estabeleça. Jeitinho processual é como roupa: de tanto ajustar a beca, a toga vira retalho.
6 – A JUSTIÇA É MAIS IMPORTANTE COM COMPAIXÃO. Afinal, a Justiça é cristã: a Constituição foi promulgada “sob a proteção de Deus”, a maioria dos Tribunais e Fóruns tem seu crucifixo pendurado nas paredes, e está cheio de dia santo em que a Justiça não trabalha.
7 – SEJA MELINDROSO. Quem faz Justiça hoje em dia deve ter melindres e cuidar da aparência. Afinal, tem a TV Justiça e a mídia impressa e televisiva com os holofotes, microfones e gravadores virados para os magistrados. E o facebook virou parte integrante do Diário Oficial. Celebridade tem que ser melindrosa.
8 – TRATE BEM A TODOS, MAS NÃO SEJA O AMIGO DA GAROTADA: se não, partes, advogados, auxiliares do Juízo, servidores, defensores públicos, promotores de Justiça e os demais colegas perderão o respeito e lhe representarão por qualquer coisa na CGJ, CNJ, OAB e você terá que ficar prestando informações sobre as mais absurdas e infundadas acusações. Gentileza gera gentileza foi dito por um maluco que se dizia profeta e vivia sob os viadutos cariocas.
9 – SE PREOCUPE EM NÃO TER PROCESSOS ATRASADOS NA PLANILHA, pois se não virão os assessores da CGJ e mandarão subir todos os processos conclusos para o vagabundo do juiz. E se ele não der conta, e for velhinho, será aposentado compulsoriamente por improdutividade. E jamais esqueça: eles nunca estão satisfeitos.
10 – OLHE PARA AS PESSOAS. Mas nunca as encare. Se não você será representado disciplinarmente ou receberá voz de prisão, em rede nacional de televisão, por abuso de autoridade. E será morto AVC ou PCC.





fonte: http://www.olibat.com.br/dez-conselhos-de-um-velho-juiz-enjoado-judex-quo-vadis/
na íntegra
logotipo de http://www.vidarealdasam.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB