Parque arqueológico: Piauí é um gigante para a ciência, mas invisível para o Brasil, segundo o

Quinta Feira, 22 de Maio de 2014

                              serra da capivara - São Raimundo Nonato - Pi

O jornal  espanhol  El País publicou uma matéria na última sexta-feira (16) criticando a postura do Brasil em relação ao parque arqueológico do Piauí, que estaria abandonado pelas autoridades.
Segundo a reportagem, os últimos achados dão conta que a chegada do homem à América foi dez mil anos antes do que a teoria anterior supunha, e que pode ter começado pela América do Sul e não pela do Norte.
De acordo com uma pesquisadora que comandou uma escavação no local, os novos elementos são "irrefutáveis" e o homem teria chegado diretamente na América do Sul, vindo da África, na época de uma grande seca no continente africano. Por sua vez, um professor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, entrevistado pela matéria, afirma que também há a possibilidade de que tenha havido duas entradas de homens na América.
A reportagem destaca que a falta de esqueletos antigos que poderiam trazer afirmações mais precisas sobre a questão é um problema na América do Sul. Por isso, o jornalista defende que locais como os do Parque Nacional da Serra da Capivara, onde a pesquisa continua e a verba é pequena, são essenciais para que o enigma chegue perto do fim.



Fonte: JB
íntegra em http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2014/05/20/el-pais-piaui-e-um-gigante-para-a-ciencia-mas-invisivel-para-o-brasil/
Imagem de celiturismo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB