MP/MT: Promotor citado em operação é investigado pela corregedoria

Terça, 27 de Maio de 2014

Promotor de Justiça Marcos Regenold (MP/MT)Foto: Pedro Alves - MidiaNews











A Corregedoria-Geral do Ministério Público de Mato Grosso instaurou na quinta-feira passada  (22/5) sindicância para investigar o promotor de Justiça Marcos Regenold Fernandes, citado na operação ararath, da Polícia Federal.
Deflagrada na última semana, a operação apura denúncias de lavagem de dinheiro, peculato e crimes contra o sistema financeiro nacional no estado.
A PF cumpriu mandado de busca e apreensão no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgao do Ministério Público Estadual, e teve como alvo Marcos Regenold. Ele também teve a sua residência vasculhada pela polícia.
“Trata-se de investigação preliminar, sem caráter acusatório, que visa apurar a existência de fatos que possam constituir infrações disciplinares e/ou anomalias nos serviços do Ministério Público”, afirmou o corregedor-geral, procurador de Justiça Mauro Viveiros.
Segundo ele, durante a investigação serão levantados os fatos e as circunstâncias que culminaram na busca e apreensão realizada no Gaeco. “Foi uma situação inusitada, verdadeiramente surpreendente, em que a polícia entrou em um órgão de investigação do Ministério Público e apreendeu documentos que, aparentemente, pertenciam a investigação criminal realizada pelo próprio Gaeco”. O prazo para conclusão da sindicância é de 45 dias, podendo ser renovado pelo mesmo período.
Histórico
A investigação se baseia em delação premiada de Júnior Mendonça, dono da empresa de factoring que a PF aponta estar envolvida no caso. Também chamada de fomento mercantil, a prática envolve operação financeira por meio da qual uma companhia vende seus direitos de crédito em troca de dinheiro à vista, com desconto.
Foram presos, na última terça-feira (20/5), o ex-secretário da Casa Civil do estado Éder Moraes e o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Geral Riva (PSD), que foi solto por ordem do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira (23/5).
O inquérito decorrente da operação tramita no Supremo Tribunal Federal, pois um dos investigados é o senador licenciado Blairo Maggi (PR-MT), que tem prerrogativa de foro. Além dele e dos que já foram presos, também são investigados o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Sérgio Ricardo Almeida. O inquérito está sob relatoria do ministro Dias Toffoli e tramita sob segredo de Justiça. 






Fonte: Conjur
Imagem de Fato Notório

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB