STF: Vaga de Ayres Britto na presidência deve ficar, pela tradição, com o Min. Joaquim Barbosa...

Sexta Feira, 28 de Setembro de 2012

Tom  Oliveira




Em novembro próximo, o .min. Ayres Britto completará 70 anos, quando terá que se aposentar compulsoriamente. O ministro Joaquim Barbosa foi eleito vice-presidente e  sucederá o atual presidente na Côrte
Agora, devido as discussões com Lewandowski no julgamento do mensalão,  já há alguém que vê perigo na assunção de Barbosa. Instigado por jornalistas, o min. Marco Aurélio  disse que há  a possibilidade de Barbosa não ser eleito presidente do STF, referindo-se às discussões no julgamento do mensalão.
                  
Os ministros Joaquim Barbosa e Marco Aurélio conversam no intervalo de sessão do julgamento do mensalão (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)Os ministros Joaquim Barbosa e Marco Aurélio
conversam no intervalo de sessão do julgamento
do mensalão (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)


A tradição é a eleição do ministro mais antigo na Corte e que ainda não exerceu a presidência. Mas Marco Aurélio alertou que essa escolha não é automática: “Não é por aclamação. As cédulas são distribuídas e há votação”.

pra quê!  Barbosa replicou de pronto:

- Ao contrário de quem me ofende momentaneamente, devo toda a minha ascensão profissional a estudos aprofundados, à submissão múltipla a inúmeros e diversificados métodos de avaliação acadêmica e profissional. Jamais me vali ou tirei proveito de relações de natureza familiar - afirmou. Marco Aurélio é primo de Fernando Collor, que o indicou para o STF.


Barbosa também disse que Marco Aurélio costuma ser um problema para todos os presidentes do STF. E ressaltou que obedece às regras de convivência aprendidas não apenas nos livros, mas na vida.

- Um dos principais obstáculos a ser enfrentado por qualquer pessoa que ocupe a Presidência do Supremo Tribunal Federal tem por nome Marco Aurélio Mello. Para comprová-lo, basta que se consultem alguns dos ocupantes do cargo nos últimos 10 ou 12 anos. O apego ferrenho que tenho às regras de convivência democrática e de justiça me vem não apenas da cultura livresca, mas da experiência concreta da vida cotidiana, da observância empírica da enorme riqueza que o progresso e a modernidade trouxeram à sociedade em que vivemos, especialmente nos espaços verdadeiramente democráticos - disse.





Fontes: Blogs do Fred e do Clóvis Cunha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB