Reajuste: Agora, além da Associação dos Desembargadores, o PGR também Ingressa com Mandado de Segurança ...

Segunda Feira, 17 de Setembro de 2012



Dilma Roussef desconsiderou reposição prevista na proposta da Procuradoria-Geral

O Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, impetrou na última sexta-feira (14/9), no Supremo Tribunal Federal, mandado de segurança contra o corte feito pelo Poder Executivo na proposta de orçamento do Ministério Público da União (MPU), inclusive em relação aos percentuais previstos para a recomposição inflacionária do valor dos subsídios de seus membros.

Segundo informa a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (APNT), ao enviar o projeto de lei orçamentária anual (PLOA) de 2013 ao Congresso Nacional no final de agosto, a presidente Dilma Rousseff desconsiderou a reposição de 29,53% prevista na proposta orçamentária encaminhada pela Procuradoria-Geral da República.

O projeto de lei orçamentária estabelece apenas pouco mais de 5% de reajuste para o próximo ano – o que é equivalente à primeira parcela dos 15,8% oferecidos pelo governo federal.
A medida tomada pelo Procurador-Geral da República visa garantir a autonomia orçamentária do MPU, de modo que sua proposta seja encaminhada intacta ao Congresso Nacional, ao qual caberia adequá-la de acordo com o que for entendido mais conveniente ao país.
O mandado de segurança impetrado por Gurgel reflete a resistência do governo em conceder reajustes ao Judiciário e Ministério Público.

O blog já registrou em 11.setembro,  que a Associação Nacional de Desembargadores (Andes) impetrou mandado de segurança preventivo com pedido de liminar no STF, alegando inação da presidente Dilma Roussef em proceder o reajuste anual dos magistrados.( veja link abaixo ).
A entidade pede que a Presidente faça constar da proposta orçamentária encaminhada ao Congresso Nacional os recursos necessários à efetiva manutenção do subsídio dos membros do Poder Judiciário.

Em reunião na última quarta-feira, os presidentes das associações de classe representativas do Ministério Público da União (*), informados de que Gurgel deveria impetrar o mandado de segurança, haviam decidido aguardar até o final da semana: se não houvesse a adoção de medida judicial por parte da chefia institucional do MPU, as entidades deveriam tomar a medida no início desta semana.
Com o ajuizamento do mandado de segurança, essas entidades passam a acompanhar de perto sua tramitação no STF, inclusive fazendo contatos com os ministros da Suprema Corte para tratar do tema.
————————————————————————————————-
(*) Carlos Eduardo de Azevedo Lima, presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT); Alexandres Camanho, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR); Ailton José da Silva, presidente da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMP) e Antônio Marcos Dezan, presidente da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT).



Notícia conexa no blog:







Fonte: Blog do Fred

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB