MP/SP Cria Grupo Contra a Violência Doméstica

Sábado, 22 de Setembro de 2012



O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) anuncia a criação do GEVID – Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica, com o objetivo de auxiliar mulheres vítimas da violência doméstica. O grupo orienta as vítimas sobre seus direitos.

O MP-SP está distribuindo gratuitamente a cartilha “Mulher, Vire a Página”, destinada à orientação da população sobre violência doméstica (*). A cartilha tem a finalidade de informar às mulheres, de forma simples e direta, a dinâmica da violência de gênero e municiá-las com a lei. Destina-se também à reflexão da comunidade sobre a violência contra a mulher.

O GEVID é integrado pelas promotoras de Justiça Valéria Scarance, Silvia Chakian e Claudia Fedeli. Foi criado para assegurar às mulheres vítimas de violência o exercício pleno de seus direitos fundamentais, adotando políticas de repressão, proteção e prevenção junto aos agressores, às vítimas e à sociedade.

“O grupo tem atuação em toda a capital e tem o objetivo de mapear e prevenir a violência doméstica, visando maior articulação com os outros promotores para padronizar atendimento às vítimas”, afirma Silvia Chakian.

Segundo informa a assessoria de imprensa do MP-SP, Valéria Scarance observa que, entre 2011 e 2012, houve um aumento de 40% de medidas protetivas, que são medidas de urgência, como, por exemplo, a determinação do afastamento do agressor, a proibição de aproximação da vítima com limite de distância, a proibição de contato por qualquer meio e ainda a proibição de frequentar determinados lugares, como faculdade e emprego da vítima.

“Essa variação no número de medidas protetivas não significa que houve um aumento da violência. O que acontece é que a lei se tornou mais conhecida e os casos passaram a se tornarem públicos”, afirma Silvia Chakian, citando a Lei Maria da Penha.
O material também pode ser baixado gratuitamente no site do Ministério Público do Estado, no endereço:





Fonte: Blog do Fred

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB