Lindóia,SP:TSE barra Pretensão de Vereador Concorrer à Prefeitura Enfrentando o pai, candidato a reeleição. Enquete realizada...

24/09/2012 09h30
O Tribunal Superior Eleitoral apreciou nesta última semana recurso especial eleitoral, no qual a controvérsia consistia no direito de filho enfrentar o pai na disputa pela Prefeitura Municipal de Lindóia (SP).

O pai – José Justino Lopes – é o atual prefeito do município e disputa a reeleição. O filho – Luciano Lopes – é vereador e pretendia disputar a eleição majoritária contra o pai.

O filho obteve duas vitórias judiciais ao obter a impugnação do registro de candidatura do pai em primeira instância e no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. O recurso especial eleitoral interposto pelo pai, todavia, foi provido e o filho está fora da disputa da eleição.

O relator da matéria, ministro Marco Aurélio de Mello, votou pelo registro de ambas as candidaturas, visto que pai e filho são adversários políticos e disputam a eleição por partidos diferentes.

O plenário do TSE entendeu, por maioria de votos, que a Constituição Federal considera inelegíveis, na mesma jurisdição eleitoral, o cônjuge, parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção (artigo 14, § 7º).
Vote – Esta decisão da corte superior eleitoral brasileira, que impediu que pai e filho se enfrentassem na disputa do cargo de prefeito municipal, é o tema da enquete da semana do informativo jurídico FATO NOTÓRIO. Você, nosso leitor/internauta, é o convidado especial para responder e dar sua opinião. 

Em sua opinião, a decisão do TSE foi correta em razão da causa de inelegibilidade expressa na Constituição Federal? Ou você crê que a decisão foi equivocada, pois todos deveriam ter direito de candidatura independente de laços familiares? Ou você acha que a vedação depende do caso concreto e, neste caso, os dois deveriam se enfrentar, pois são adversários?

Última Semana – Na semana passada o informativo jurídico FATO NOTÓRIO perguntou a seus leitores/internautas a opinião quanto à indicação do atual ministro do STJ, Teori Zavascki, para o cargo de ministro Supremo Tribunal Federal.

Na opinião de 57% dos internautas, a indicação foi boa29% responderam que não gostaram da indicação, pois preferiam outro nome; 14% apontaram que a indicação foi regular, pois a presidente Dilma Rousseff poderia aguardar um pouco mais para fazer a indicação.



Fonte: Portal fato Notório

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB