STF julga procedente Adin contra lei do Estado do Rio de Janeiro que obrigava a entrega de declarações de bens pelos deputados estaduais

Sábado, 21 de Fevereiro de 2015
Ministro Dias Toffoli preocupa petistas (Foto: STF)
Ministro Dias Toffoli foi o relator(Foto: STF)


O Supremo Tribunal Federal julgou procedente Ação Direta de Inconstitucionalidade em que a Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages) questionou a Lei nº 5.388/99, do Estado do Rio de Janeiro, que obrigava a entrega de declaração de bens à Assembleia Legislativa pelos magistrados estaduais. (*)

A decisão foi tomada por unanimidade, nos termos do voto do relator, ministro Dias Toffoli.

Embora a Anamages represente apenas uma fração da classe dos magistrados, a legitimidade para propor a ADI foi reconhecida, uma vez que a lei questionada dirige-se apenas à magistratura estadual do Rio de Janeiro.

O STF considerou que a lei estadual viola a autonomia do Poder Judiciário, ao criar “modalidade de controle direto dos demais Poderes pela Assembleia Legislativa –sem o auxílio do Tribunal de Contas do Estado– que não encontra fundamento de validade na Constituição Federal”.

A fiscalização dos bens dos magistrados não poderia ser feita pela Assembleia Legislativa, ainda que mediante lei, e nem poderia a AL “outorgar a si própria competência que é de todo estranha à fisionomia institucional do Poder Legislativo”, entendeu o STF.








fonte: Blog do Fred
imagem de Veja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB