CNMP participa de ato público em repúdio a atentado contra promotor

Sábado, 28/ fevereiro / 2015


Uberlândia1presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e os conselheiros Jeferson Coelho, Jarbas Soares e Cláudio Portela participaram nesta sexta-feira, 27 de fevereiro, de ato público em repúdio ao atentado sofrido pelo promotor de Justiça Marcus Vinícius Ribeiro Cunha, no último sábado, 21, em Monte Carmelo/MG. O evento foi realizado no auditório da seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Uberlândia/MG.

Rodrigo Janot apontou a integração institucional no combate ao crime como uma realidade que leva a reações profissionais objetivas e eficazes que têm, como efeito, resultados como o alcançado na investigação sobre o atentado, com a pronta prisão do autor confesso dos disparos contra o promotor de Justiça de Monte Carmelo.

“Se o crime é organizado, as entidades do estado têm por obrigação buscar a sua organização por meio de uma atuação integrada e cooperada para combater essas duas chagas que hoje destroem a sociedade brasileira: de um lado, a corrupção. De outro lado, o crime organizado em suas diversas atuações”, afirmou Janot.

Para o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt, a presença maciça de autoridades no ato reflete a legitimidade e a confiança depositada pela sociedade no Ministério Público e a gravidade representada pelo crime cometido contra Marcus Vinícius, que, segundo ele, feriu não apenas aquele promotor de Justiça ou a instituição, mas o Estado Democrático de Direito e, por consequência, os cidadãos brasileiros.

“Nosso trabalho no combate ao crime organizado, contra a corrupção e os desvios administrativos tem como destinatária a sociedade, cada um de nós. O que nos interessa como cidadãos é ter segurança e poder ver nossas forças empregadas para o bem-estar de todos. Por isso, temos a satisfação em verificar, nessa adesão de hoje, essa relevância reconhecida”, disse.

A célere apuração e prisão dos suspeitos do atentado foi também citada por Carlos André como exemplo de sinergia em torno do objetivo comum de levar segurança à sociedade. “Fica evidente a necessidade de estarmos juntos - as forças de segurança do Estado, Judiciário, Ministério Público - para combater os graves problemas de segurança pública de nosso estado e de nosso país. Não há mais espaço para divergências e disputas. Há espaço apenas para a união”, definiu o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais.

O presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e vice-presidente do Conamp, Nedens Ulisses Freire Vieira, lembrou o risco inerente à atuação do promotor de Justiça que, nas palavras dele, “por vezes, atrai a ira, o inconformismo, a insatisfação, a violência, a covardia.” Por isso, Nedens Ulisses completou se dizendo orgulhoso não só pela a atitude de Marcus Vinícius e dos promotores da região, mas pela certeza “de que nossa instituição é composta, em sua grande maioria, por homens e mulheres de coragem e boa vontade.”

Participaram do ato, também, outros integrantes do MP/MG, procuradores-gerais de Justiça, os presidentes do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) e da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), integrantes da OAB, das Polícias Federal, Civil e Militar; membros do Judiciário e agentes políticos.




notícias anteriores :

* http://tomoliveirapromotor.blogspot.com.br/2015/02/alto-parnaiba-mg-promotor-de-justica-e.html


http://tomoliveirapromotor.blogspot.com.br/2015/02/mp-debate-investigacoes-sobre-atentado.html






fonte:  Portal do CNMP

na íntegra

n.b: os negritos são nossos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB