Lançamento: Campanha da Fraternidade 2015 convida cristãos a serem ativos na sociedade

Quarta Feira de Cinzas, 18 de Fevereiro de 2015



A Campanha da Fraternidade (CF) 2015 começa hoje,  Quarta-feira de Cinzas, 18, com o tema: “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema: “Eu vim para servir” (Mc 10, 45).

O administrador diocesano, padre Antônio Campos Pereira (Pe. Tonhão), enviou o seguinte comentário ao CCO, para explicar a temática: “Nossa Igreja no Brasil sempre participou e participa ativamente dos problemas e desafios que perpassam a vida da sociedade, ora com mais intensidade, ora com menos intensidade. A Campanha da Fraternidade de 2015 coloca na ordem do dia a reflexão sobre esse tema, tendo como grande motivação ‘Eu vim para servir’ (Mc 10, 45). É bom lembrar que, Igreja somos nós, que não estamos fora da sociedade, nossa fé deve ser reflexo de nossa vida na sociedade. 
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará, amanhã, 18, a abertura oficial da Campanha da Fraternidade (CF) 2015. A cerimônia terá início às 10h45 e será transmitida ao vivo, direto da sede da instituição, em Brasília,  pelas emissoras católicas de rádio e televisão. Após a abertura, haverá atendimento à imprensa
Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a CF 2015 buscará recordar a vocação e a missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.
O administrador diocesano, padre Antônio Campos Pereira (Pe. Tonhão), de Campo Grande, MS,  explica a temática: “Nossa Igreja no Brasil sempre participou e participa ativamente dos problemas e desafios que perpassam a vida da sociedade, ora com mais intensidade, ora com menos intensidade. A Campanha da Fraternidade de 2015 coloca na ordem do dia a reflexão sobre esse tema, tendo como grande motivação ‘Eu vim para servir’ (Mc 10, 45). É bom lembrar que, Igreja somos nós, que não estamos fora da sociedade, nossa fé deve ser reflexo de nossa vida na sociedade. O que me chama atenção é que dentro da própria caminhada da Igreja existem situações que necessitam serem enfrentadas e nós agimos como estivéssemos fora do mundo [...]. O Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2015 deve ressoar na vida e na atuação de nossas lideranças nas comunidades, paróquias e de modo especial em nossa Diocese de Luz, que nos motiva pelo nome ser ‘Luz’, na convivência social justa e saudável”. 

De acordo com o Texto Base, publicado no site da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), “um critério fundamental para a atuação da Igreja é a atenção aos pobres e sofredores, às “periferias existenciais”, como as denomina o Papa Francisco”. 
O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, presidirá a cerimônia. Estarão presentes representantes do governo e de entidades da sociedade civil. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias de Sousa; o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coelho; e a secretária executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), pastora Romi Márcia Bencke, confirmaram presença.

Na ocasião, será divulgada a mensagem do papa Francisco para a Campanha da Fraternidade 2015.







fontes:Potal da CNBB e cco.com.br
imagem de cartaz  http://portalkairos.net/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB