SP: Magistrados reagem à criação de varas especializadas em conflitos fundiários

Sexta, 20/02/15

 O desembargador José Renato Nalini foi eleito nesta quarta-feira, 04, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Nalini venceu com 238 votos, 66,8% do total (Foto: Divulgação)
Des. José Renato Nalini , Prtes. TJ-SP

 A informação de que o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini, pretende criar varas especializadas em conflitos fundiários gerou manifestações de insatisfação de juízes em listas fechadas de discussão na internet.
Segundo reportagem de Vanessa Correa, publicada na terça-feira (17), na Folha, “a iniciativa visa corrigir distorções geradas por problemas na formação de juízes”.
Para Nalini, alguns cursos estão ainda desatualizados, o que leva a decisões baseadas apenas no direito de propriedade.

O presidente do TJ-SP entende que o Judiciário é um poder muito “burocratizado e conservador”.

Ainda de acordo com o mesmo texto, “em geral os juízes do Estado se formaram antes das novas disposições da Constituição de 1988 e do Estatuto da Cidade, que criaram o direito à moradia e vincularam o direito à propriedade privada ao cumprimento de sua função social”.

Nos debates internos, os magistrados reagem à ideia de que sejam antiquados, desconheçam a Constituição ou tenham formação distorcida.

Alguns interpretam as referências à função social da propriedade como discurso ideológico para conquistar a simpatia de movimentos sociais e obter destaque na mídia.

Sugerem uma defesa das prerrogativas da magistratura –por meio das associações de classe–, pois entendem que a justificativa para a criação dessas varas especializadas supõe que os juízes dessa área sejam incapazes de se atualizarem.










fonte: Blog do Fred
imagem de http://www.diariodolitoral.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB