RJ: GOVERNO DESATIVA PROJETO DE ESCOLA PREMIADA PELA UNESCO

Domingo, 11.08.13


De forma arbitraria, a Secretaria de Educação do Estado do Rio mandou suspender as atividades do projeto   “Comunidade Educadora”, realizada pela Ong Guadá Vida na Escola estadual Guadalajara, localizada num dos acessos ao Moro da Telefônica, no bairro Olavo Bilac, região integrante da Comunidade da Mangueirinha, ocupada desde meados de julho pelo BOPE e que ganhará uma companhia independe do 15º Batalhão da PM, com 180 homens.

A educação ambiental e a formação de APAs fazem parte do “Comunidade Educadora”, projeto desenvolvido pelo Programa da CARE em Duque de Caxias, em parceria com o Colégio Estadual Guadalajara, desde 2006. O eixo de educação ambiental do “Comunidade Educadora” foi disseminado para os programas da CARE em São Paulo e Goiás e já conscientizou mais de 12 mil alunos nestes três estados.

O projeto “Comunidade Educadora”, de inserção da escola na vida da comunidade, que chegou a ser premiado pela Unesco no Governo Lula, reunia 19 escolas, inclusive 4 creches, com a ativa participação de jovens, que se tornavam multiplicadores do projeto, que incentivava a geração de renda nas comunidades onde atuava mediante noções de defesa do meio ambiente e reciclagem de material usado.

Um dos projetos tocados pela Guará Vida, chamado Bazar, era patrocinado pela multinacional, que fornecia produtos descartados por pequenos defeitos, vendidos nas comunidades a baixo preço e melhorando a renda das famílias dos alunos das19 escola participantes do projeto.

Segundo um grupo de pais de alunos da escola do Olavo Bilac, que pediram para não serem identificados temendo represálias dos atuais dirigentes da escola e da Metro V, a situação da Ong Guadá Vida começou a se complicar com a mudança da direção da escola, em março último. Para começar, a nova diretoria pediu diversos documentos, inclusive prestações de conta dos recursos utilizados pela Ong, resultantes das vendas do “Bazar” e de outras atividades. Mesmo com a entrega dos documentos, a direção da Agência Metropolitana V, que administra a rede estadual em Duque de Caxias, decidiu no último dia 31 lacrar as três salas utilizadas pela Ong e proibir a continuidade dos projetos ali desenvolvidos a 16 anos.

A vaidade dos dirigentes da Metro V e da escola Guadalajara foi preservada. Quanto à educação, inclusive ambiental, foi mandada às favas.





Fonte: Blog do AlbertoMarques

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB