Exibição indevida Record indenizará Suzane Richthofen por exibição de imagens em presídio

Domingo, 25 de Abril de 2013


Suzane Von Richthofen cumpre pena por duplo homicídio contra os paisFoto: Reprodução
O juiz Danilo Mansano Barioni, da 21ª Vara Cível de São Paulo, julgou procedente uma ação de obrigação de fazer cumulada com pedido de indenização por danos morais e condenou a “Rádio e Televisão Record” a não veicular imagens de Suzane Louise Von Richthofen dentro do presídio onde cumpre pena, bem como a indenizá-la por danos morais.

Caso – Informações do TJ/SP explanam que a emissora de televisão exibiu imagens de Suzane Richthofen sem autorização, em outubro de 2012, em diversos de seus programas ("Domingo Espetacular", "Jornal da Record" e "Cidade Alerta").

Suzane Von Richthofen destacou à Justiça que cumpre pena privativa de liberdade por crime de notório conhecimento na sociedade e após mais de 10 anos dos fatos, é alvo de reportagens que não trazem novos conteúdos e prejudicam seu processo de ressocialização.

Decisão – Danilo Barioni consignou em sua decisão que presídios não são locais públicos para a realização de reportagens, bem como os apenados não são “atrações” para serem exibidos na televisão sem autorização expressa.

Fundamentou o magistrado a decisão de acolher os pedidos de Suzane Von Richthofen: “Não faz parte da pena imposta à autora ser filmada, sem sua ciência e autorização, e ter sua imagem veiculada como fez a ré com direitos a comentários esdrúxulos”.

O juiz de direito, derradeiramente, questionou o conteúdo da reportagem veiculada sobre a apenada: “Qual o interesse jornalístico em se alardear que a detenta Suzane está mais gorda? Insistir nisto, detalhar, conjecturar quantos quilos? Qual a seriedade, intuito informativo, ao conjecturar com base em imagens obtidas clandestinamente, eventual diálogo entre detentas? Isso serve à informação, ou deforma? Isso é jornalismo ou sensacionalismo? As perguntas são retóricas, e assim a elas respondo com isoladas palavras: Nenhum. Nenhum. Nenhuma. Deforma. Sensacionalismo! Nem se argumente com o viés pretensamente popular do programa, o público-alvo, etc. Os discursos transcritos falam por si”.

Restrições – A Rede Record só poderá exibir imagens de Suzane Von Richthofen caso tenha autorização expressa de captação e exibição. A emissora está proibida, também, de noticiar eventuais amizades de Richthofen com quaisquer detentas – a reportagem fez referência ao contato com Ana Paula Jatobá, condenada pela morte da enteada Isabella Nardoni.

A indenização cível a qual a emissora foi condenada foi estipulada em R$ 30 mil. 






Fonte: www.fatonotorio.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB