Brasília: Procurador da República Lança CD de MPB


O pianista-compositor Antônio Carlos Bigonha lança o seu segundo CD, Urubupeba, no Clube do Choro de Brasília, em três “shows” seguidos: nas noites desta quarta-feira, de amanhã e de sexta-feira. Bigonha é um músico bem peculiar, pois consegue equilibrar o tempo que passa no teclado do computador ou lendo processos, no exercício de suas funções de procurador regional da 1ª Região, com o tempo que lhe sobra para se dedicar ao teclado do piano. Até abril do ano passado, eleito para dois mandatos sucessivos de dois anos, ele presidiu a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).
”O Ministério Público te obriga a uma disciplina muito útil na música. E a música, em si, traz uma humanização indispensável para o trabalho de um procurador. Assim, fica fácil conciliar as duas carreiras”, explica Bigonha. Quanto ao seu estilo, ele se considera um “pianista popular brasileiro” que alinha o seu som com as harmonias do jazz, citando como influências jazzísticas Miles Davis, Keith Jarrett e Hermeto Pascoal. Começou a tocar piano aos seis anos de idade, e teve formação clássica.

Antônio Carlos Bigonha divulga novo disco no Clube do Choro de Brasília
Antônio Carlos Bigonha divulga novo disco no Clube do Choro de Brasília

Urubupeba
O título do CD é uma referência a Tom Jobim, que costumava chamar urubu de urubupeba. O disco contém 13 composiçõesinéditas, com arranjos de Dori Caymmi para cordas, e a participação de um trio de conhecidos músicos de Brasília: Paulo André Tavares (violão), Oswaldo Amorim (baixo) e Leander Motta (bateria).
Nascido em Ubá, 46 anos, Bigonha vive em Brasília, onde se formou em direito pela UnB, há três décadas. Em 2004, lançou seu primeiro CD, “Azulejando”, na companhia de Toninho Horta, Juarez Moreira, Esdras (Nenê) Ferreira, entre outros notáveis músicos. O disco rendeu-lhe o Prêmio BDMG Instrumental. O trabalho do procurador-pianista-compositor vem ganhando destaque no cenário musical, como destaca o “release” do Clube do Choro. Nana Caymmi canta uma de suas composições, “Confissão”, em seu mais recente álbum, intitulado “Sem Poupar Coração” (Som Livre). Bigonha participou também da produção do CD “Flor de Pão” (Biscoito Fino), de Simone Guimarães. A faixa-título é de sua autoria.
As composições de Bigonha — como ele admite — recebem influência de compositores que vão de Ernesto Nazaré a Tom Jobim, mescladas ao conhecimento de quem estudou, em sua formação clássica, os prelúdios de Chopin e Debussy.

Fonte: jbonline
em 14.-09.2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB