RS: MP gaúcho lança ferramenta que permite ao cidadão gaúcho conhecimento da realidade dos Municípios e do Estado

Sexta Feira, 01 de Maio de 2015


PGJ apresentou aos presentes o aplicativo doMapa Social
O Ministério Público realizou na tarde desta quarta-feira, 29, o lançamento do aplicativo do Mapa Social, ferramenta que congrega indicadores divulgados por diferentes instituições e órgãos públicos com a finalidade de oferecer um panorama da realidade social do RS e dos municípios gaúchos. A solenidade, ocorrida no foyer do auditório da sede da Instituição, foi conduzida pelo Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga.

Em sua manifestação, o Chefe do Ministério Público lembrou que o Mapa Social foi lançado há pouco mais de um ano, originário do Mapa Estratégico, “da nossa visão de sermos reconhecidos como instituição efetiva na transformação da realidade social e protetora dos direitos fundamentais”. Eduardo de Lima Veiga ressaltou que a ferramenta disponibilizada pela Instituição está a serviço da população em geral, pois propicia ao cidadão o conhecimento das potencialidades e carências do seu município, “de modo que possa cobrar ações de melhoria de todos os envolvidos, inclusive do MP”, disse.

“Agora, o Mapa Social, além de congregar os já conhecidos relatórios com indicadores sociais dos municípios gaúchos, também está sendo disponibilizado em formato de aplicativo web, acessado pela Internet, permitindo ao cidadão e demais públicos de interesse, pesquisar, explorar e comparar os dados de forma mais dinâmica e personalizada”, acrescentou Veiga. Dentre as novidades, o PGJ citou a possibilidade de comparativos entre municípios, avaliação do cumprimento de metas e resultados e análise individual ou em conjunto de indicadores, especialmente nas áreas da educação, saúde e segurança pública. “Trata-se de um projeto inovador, não conhecemos iniciativa semelhante em nosso país, pelo menos no que se refere à apresentação das informações e ao grau de interatividade com o usuário”, concluiu. 

Também presente à solenidade, a Primeira-Dama do Estado e Secretária de Políticas Sociais do RS, MariaHelena Sartori, frisou que a nova ferramenta disponibilizada pelo Ministério Público possibilitará a todos os gaúchos e especialmente aos gestores públicos avaliações e definições de ações prioritárias. “Muitas vezes o administrador pensa em projetos que não são aqueles mais importantes que sua cidade necessita. O acesso e o cruzamento desses dados é uma grande ferramenta de avaliação a todos os Poderes no sentido de priorizar metas e controlar se elas estão sendo cumpridas ou não”, disse a Primeira-Dama.

Coube à responsável pela Unidade de Gestão Estratégia do Gabinete de Articulação e Gestão Estratégica do MP, Juliana Rodrigues Marques, realizar a apresentação do aplicativo do Mapa Social e suas funcionalidades. Detalhadamente, ela explicou que a ferramenta está dividida em três grupos principais de consultas: Meu RS, Meu Município e Explore os Dados. Juliana Rodrigues Marques deu exemplos da imensa gama de cruzamentos de dados que o aplicativo possibilita. “Permitirá à sociedade gaúcha ter um conhecimento amplo da realidade na qual vivemos”, finalizou.

Também estiveram presentes no ato o Conselheiro Nacional do Ministério Público Claudio Henrique Portela do Rego; os representantes do Tribunal de Contas do Estado, Daniela Zago; e da Procuradoria-Geral do Estado, Jorge Terra; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais Substituto, Alexandre Saltz; a Promotora-Corregedora Josiene Menezes Paim; a representante da Procuradoria da Justiça Militar da União em Porto Alegre, Clauro Roberto de Bortolli; o Vice-Presidente da Associação do MP, João Ricardo dos Santos Tavares; e o Secretário Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Cesar Faccioli; além de um grande número de membros do MP, representantes de Secretarias de Estado, Brigada Militar, Procuradoria-Geral do Município de POA e diversas instituições públicas e privadas.

Clique aqui para ter acesso ao aplicativo do Mapa Social.

Ouça aqui a Rádio MP. 



fonte: Portal do MP RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB