Justiça gaúcha determina desarquivamento de inquérito policial que apurou a morte de Odilaine Uglione, a mãe do garoto Bernardo, morto pela madrasta com anuência do pai.

Sexta Feira, 22 de Maio de 2015

Odilane e BernardoReprodução
inquérito policial que investigou as circunstâncias da morte de Odilaine Uglione e concluiu que a mãe de Bernardo Uglione Boldrini se suicidou, deverá ser reaberto. A decisão é do juiz de Direito Marcos Luís Agostini, da Primeira Vara Judicial da Comarca de Três Passos, e atende ao pedido do Ministério Público. Com isso, as investigações acerca da morte de Odilaine devem ser retomadas.
"Verifica-se que merece deferimento o pedido de desarquivamento do inquérito policial apresentado pelo Ministério Público. Os elementos e fundamentos apresentados são suficientes para reabertura das investigações acerca da morte de Odilane Uglione", considerou o magistrado.
Em relação ao pedido de Jussara Marlene Uglione, mãe de Odilaine, para que o juízo requisite à Chefia de Polícia a designação de delegado de Polícia e equipe da Região Metropolitana de Porto Alegre para realizar a investigação, o magistrado concluiu que a definição dessa questão é atribuição da própria Polícia Civil: Não sendo este juízo quem define a autoridade policial e os servidores que devem atuar no inquérito policial.
Novos fatos - Ao solicitar o desarquivamento do IP, a promotora de Justiça Silvia Inês Miron Jappe justificou que os laudos da assistência técnica, confeccionados a pedido de Jussara Uglione, trazem novos fatos, imputando à secretária do consultório a confecção da carta suicida e, inclusive, colocando uma terceira pessoa dentro da sala de atendimento em que ocorreu o fato, onde, em tese, estariam apenas Leandro Boldrini e Odilaine Uglione.
Diante dos documentos acostados, deve ser realizada a perícia grafodocumentoscópica na referida carta por peritos oficiais, bem como cumpridas as demais diligências requeridas pelo Ministério Público, afirma o juiz Marcos Agostini, no despacho. Entre os pedidos estão a reprodução simulada dos fatos (com a presença de todos os atores da cena, inclusive pacientes que aguardavam atendimento e o próprio Leandro Boldrini, além da secretária), oitiva de testemunhas (pessoas que estavam no consultório, profissionais que prestaram socorro à vítima, peritos), entre outras diligências que deverão ser conduzidas pela autoridade policial.
Caso - Odilaine teria cometido suicídio dentro do consultório de Leandro Boldrini no dia 10 de fevereiro de 2010. A mãe de Bernardo teria escrito uma carta um dia antes da sua morte. O inquérito policial que investigou os fatos foi arquivado em 08 de  abril de 2011, a pedido do Ministério Público, após conclusão da autoridade policial de que Odilaine havia cometido suicídio. No ano passado, a mãe da vítima, Jussara Uglione, postulou o desarquivamento do IP. Na época, o MP apresentou manifestação pelo indeferimento do pedido, ao argumento da inexistência de prova nova para fundamentar a reabertura do caso.
Inconformada, a avó materna de Bernardo encomendou perícias (de balística e da grafia da carta que a filha dela teria escrito) que levantaram questionamentos sobre a morte de Odilaine.





fonte: Fato Notório

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB