TJSP: GILBERTO LEME MARCOS GARCIA TOMA POSSE COMO DESEMBARGADOR - cota do MP

Quarta Feira, 06 de Maio de 2015
        O ex-procurador de Justiça Gilberto Leme Marcos Garcia tomou posse na sgunda,04


O ex-procurador de Justiça Gilberto Leme Marcos Garcia tomou posse ontem (4) como desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, pelo critério do Quinto Constitucional – Classe Ministério Público, e preencheu a vaga do desembargador Walter de Almeida Guilherme, que se aposentou em fevereiro. A cerimônia solene aconteceu no Salão do Júri do Palácio da Justiça, sede do TJSP.

        O presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini, conduziu a solenidade acompanhado pelo vice-presidente, desembargador Eros Piceli, que discursou em nome do Tribunal; pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel; e pelos presidentes das Seções, desembargadores Artur Marques da Silva Filho (Direito Privado), Ricardo Mair Anafe (Direito Público) e Geraldo Francisco Pinheiro Franco (Direito Criminal).

        Eros Piceli afirmou que o empossado pertence a uma família de grandes juristas. “Gilberto é fruto de terra fértil, ligado a nomes respeitados no meio forense, o que significa a certeza de mais um grande nome a ser somado ao nosso Tribunal.” O orador traçou um panorama da situação da Justiça brasileira, com destaque para a agenda positiva do Tribunal paulista. Ao encerrar, dirigiu-se ao empossado: “Estou certo que Vossa Excelência engrossará a maioria esmagadora de juízes bons, honestos, trabalhadores e sérios da Magistratura do Estado de São Paulo.”

        Em seguida, o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa, falou em nome do Ministério Público: “Experiência e competência não faltam a Gilberto Garcia. Não nos entristece perder um procurador de Justiça com tantas qualidades. É motivo de orgulho e honra, pois temos certeza de que estamos assistindo a assunção ao cargo de desembargador de um representante capaz de integrar esta competente Corte.”

        Ao iniciar sua fala, o novo desembargador saudou os presentes e afirmou ser enorme a responsabilidade em substituir Walter Guilherme. Falou sobre a complexa realidade que vive o Judiciário paulista, mas ressaltou que o momento é de esperança. “O meu compromisso é de trabalho incessante, apesar do grande desafio que começa a me fazer frente.”

        Ao encerrar a solenidade, o presidente Nalini disse que o Tribunal recebe um desembargador que tem todos os atributos para honrar a Justiça. “É de pessoas como Vossa Excelência que o Tribunal tem necessidade, que não declinam da qualidade, mas sabem que a sociedade está a exigir produtividade.”

        Também prestigiaram a cerimônia o prefeito de Bragança Paulista, Fernão Dias da Silva Leme; o procurador-geral do Município de São Paulo, Antonio Carlos Cintra do Amaral Filho, representando o prefeito; o juiz Silvio Hiroshi Oyama, representando o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo; o subprocurador-geral da Área do Contencioso Geral, Fernando Franco, representando o procurador-geral do Estado; o presidente da Academia Paulista de Magistrados, Renato de Salles Abreu Filho; o desembargador João Francisco Moreira Viegas, representando o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM); o ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Walter de Almeida Guilherme; o diretor da Escola Paulista do Ministério Público, Marcelo Pedroso Goulart; o presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Felipe Locke Cavalcanti; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Leonardo Sica; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, Paulo Bomfim; familiares; desembargadores; juízes; membros do Ministério Público; defensores públicos; advogados; servidores e convidados.


        Trajetória – Gilberto Leme Marcos Garcia formou-se em Direito pela Universidade Mackenzie – Turma de 1987. Ingressou no Ministério Público em 1990 e, ao longo da carreira como promotor, trabalhou em Estrela D’Oeste, Ipuã, Pindamonhangaba, São José dos Campos e na Capital, onde atuou nas promotorias Criminal e do Meio Ambiente. Promovido a procurador de Justiça por merecimento em dezembro de 2012, ocupava, desde então, a 51ª Procuradoria de Justiça Criminal. Foi nomeado desembargador do TJSP pelo Quinto Constitucional – Classe Ministério Público – por decreto do governador, em 9 de abril deste ano.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB