Sociedade: CNMP e CNJ ADEREM À CAMPANHA OUTUBRO ROSA; RCT Ininga promove palestra

Sábado, 04 de Outubro de 2014

15415389752_15b9fd6047_zDurante todo o mês de outubro, o portal institucional e as redes sociais  do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estarão cor de rosa para lembrar às mulheres a importância das medidas preventivas no combate ao câncer de mama, o segundo tipo mais frequente no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A campanha Outubro Rosa tingiu o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) e de vários tribunais brasileiros, que abraçaram a campanha também com outras ações voltadas às servidoras. Na página do Facebook do CNJ, existe publicação que diz respeito ao diagnóstico precoce, a forma mais eficaz de combate à doença.
Estão participando do Outubro Rosa os tribunais de Justiça Estadual da Paraíba (TJPB), do Paraná (TJPR), do Amazonas (TJAM), do Rio de Janeiro (TJRJ), do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), além do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Porto Alegre), do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, no Espírito Santo, e do TRT da 2ª Região, em São Paulo, entre outros. As iniciativas buscam a diminuição das taxas de mortalidade do câncer de mama e fazem um alerta sobre a importância do tratamento rápido e adequado da doença.
Essa é a sétima edição do Outubro Rosa, campanha nacional cuja intenção é despertar a consciência da mulher para que ela esteja “alerta com as mudanças e alterações em seu corpo, sobretudo nos seus seios”, explicou a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), durante o lançamento do evento, em Brasília/DF.
Obesidade, ingestão de álcool, menstruação precoce e histórico familiar são alguns dos fatores que podem predispor à doença. No entanto, se detectado precocemente, o câncer de mama tem grandes chances de cura ou tratamento. As formas mais eficazes de detecção precoce são o exame clínico das mamas (que deve ser realizado uma vez por ano, após os 40 anos de  idade e a mamografia (que deve ser feita a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, ou segundo recomendação médica).
Em 2013, a estimativa para o Brasil foi de 52.680 casos novos da doença, com uma projeção de risco de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões brasileiras, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, logo depois dos tumores de pele (não  melanoma ) .
A campanha Outubro Rosa é um movimento popular internacional que começou nos Estados Unidos da América, em 2008. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e de entidades nessa luta.
Em Brasília, a campanha também atingiu prédios e monumentos públicos como o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Palácio do Itamaraty, o Memorial JK, a Catedral de Brasília, a Biblioteca Nacional e a Câmara Legislativa, entre outros.

O CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público, também participa da campanha já há quatro anos.  A inciativa tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Em 2013, Para marcar a adesão à luta contra a doença, a sede do CNMP teve  iluminação especial cor-de-rosa durante todo o mês, fato que deve se repetir agora.
O Outubro Rosa começou em 1997 nos Estados Unidos nas cidades norte-americanas de Yuba e Lodi. Entidades da sociedade civil organizaram ações locais durante esse mês com o objetivo de chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença. Entre as atividades realizadas estão desfiles de moda, corridas e partidas esportivas. No Brasil, a primeira adesão ao movimento ocorreu em 2002, com a iluminação do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Mas foi a partir de 2008 que a campanha ganhou força no país, atingindo cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília. Em Teresina,PI, a campanha é coordenada pelo médico mastologista Luiz Ayrton Santos, criador da Fundação Maria Carvalho Santos, sua mãe, instituição que promove o evento tendo sido lançado a campanha, na quarta, 01.  em reunião ordinária do Rotary Club Teresina Ininga.  Confira fotos.
imagens da palestra de lançamento da Campanha ' OUTUBRO ROSA '

na reunião ordinária de quarta, 01/10/14 no Rotary C.T Ininga











fontes: Portais do TJAM, CNMP 
Imagem de facebook
www.facebook.com/rcteresinaininga.ininga?fref=ts

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB