Liberdade de Imprensa: TV Globo pode exibir matéria sobre juiz referente a processos investigados pelo CNJ

Segunda Feira, 06 de Outubro  de  2014
 ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, foi o relator

O ministro Gilmar Mendes, do STF, deferiu liminar para suspender decisão da Justiça da Paraíba que impedia a TV Globo de exibir matérias sobre um magistrado local, o juiz Vitor Bezerra. O magistrado havia sido mencionado em reportagem exibida em novembro de 2013 no Jornal Nacional, referente a processos de adoção sob investigação do CNJ.
A Globo Comunicações e Participações alegou que a decisão questionada ofende o entendimento do STF na ADPF 130, na qual a Corte considerou não recepcionada pela CF a lei de Imprensa (5.250/67).
O ministro Gilmar Mendes cita, entre outros precedentes, decisão do ministro Barroso na Rcl 18.638, segundo a qual, ao invés da proibição prévia de veiculação de matérias jornalísticas, deve ser dada prioridade a sanções a posteriori, como o direito de resposta ou a reparação do dano. A superação da presunção de liberdade de expressão, ainda conforme aquele precedente, deve ocorrer apenas em raros casos e em situações de absoluta excepcionalidade.
A censura questionada pela TV Globo, na reclamação, afirma o ministro, revela-se injustificável.
Mendes ressaltou que, aparentemente, a reportagem questionada não constitui uma divulgação de informação que se sabe falsa, mas de fatos que são objeto de CPI que investiga o caso das adoções irregulares.
O ministro determinou a suspensão da decisão proferida pelo juízo da 12ª vara Cível da de João Pessoa/PB até o julgamento do mérito da reclamação.

  • Processo relacionado : Rcl 18746







fonte:Migalhas
imagem de alunofacadireito.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB