MPF: Implantação do Sistema Único é Um Marco na História da Instituição





Procurador-geral da República participou, em Porto Alegre, da cerimônia de integração entre todas as unidades do MPF que oficiam perante a primeira instância
"Este momento é testemunha de um marco muito importante na história do Ministério Público Federal". Foi dessa forma que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, saudou os presentes à solenidade de implantação do módulo judicial do Sistema Único na Procuradoria da República no Rio Grande do Sul (PR/RS). O evento ocorrido na tarde de ontem, 17 de outubro, em Porto Alegre, marcou a integração entre as unidades do MPF que oficiam perante a primeira instância.
 
Participaram da mesa, além do PGR, o procurador-chefe da PR/RS, Antônio Carlos Welter; o secretário-geral do MPF, Lauro Cardoso; a subprocuradora-geral da República e presidente da Comissão de Implantação do Processo Eletrônico no MPF, Maria Caetana Cintra Santos, e o procurador-chefe da PRR4, João Carlos de Carvalho Rocha. Ainda estavam presentes o secretário de Tecnologia da Informação do MPF, Wagner Silva de Araújo, o procurador da PR/ES Carlos Fernando Mazzoco, a responsável pela implantação do Único na PRR4, Luciane Caon Bragaglia, e dezenas de procuradores da República da PR/RS e servidores que trabalharam na integração do sistema.
 
Números impressionantes - Os números por si só mostram a importância que o Sistema Único adquire, não apenas para o MPF, mas também no âmbito judicial. De acordo com dados do iní­cio deste mês, ele já foi implantado em 166 das 172 unidades que integram o MPF e abrange 655 gabinetes de procuradores da República.
 
São 11.355 usuários conectados em todo o Brasil, quase 12 milhões de manifestações; 10 milhões de documentos; 3,5 milhões autos judiciais e inquéritos policiais e 899 mil autos extrajudiciais. Segundo o procurador-geral da República, os números são impressionantes e mostram a transparência cada vez maior do Ministério Público Federal.
 
Minuano - A partir da implantação do Único em todas as Procuradorias da República, tanto nas capitais como nas PRMs, o próximo passo será viabilizar o processo eletrônico. A estratégia tecnológica escolhida utiliza um visualizador de processos desenvolvido pela Coordenadoria de Informática da PR/RS: o Minuano.
 
Com o sucesso na experiência desse aplicativo, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) produziu uma infraestrutura que permitirá que o Minuano seja utilizado para integração com quaisquer outros sistemas de processo eletrônico. Isso possibilitará ao MPF dialogar com os tribunais do Poder Judiciário, em todas as instâncias. E o resultado será a celeridade ao trâmite processual na instituição e à  manifestação dos procuradores. Entre os vários benefí­cios originados pela integração dos sistemas de informação do MPF, estão a unificação nacional, maior interatividade entre os usuários, a padronização de procedimentos - como nomenclaturas e tabelas nacionais -, a colaboração entras todas as unidades do MPF, além da transparência, integração e agilidade.
 
Versão 206 - Mas os avanços não param. Mesmo recém-lançado, o Sistema Único deverá receber em breve, uma nova versão com várias melhorias que já estão sendo testadas no Paraná: é a versão 206, que possibilitará a importação e visualização dos processos vindos do judiciário, com telas mais enxutas e intuitivas, exibição de informações do envelope na expedição de correspondência, maior agilidade no fluxo de entrada e retorno de auto judicial, entre outros benefí­cios.

Fonte: portal do Ministério Público Federal
Assessoria de Comunicação Social
Logotipo de senoticias.com.br
extraído em 19.10.2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB