AJUFE: Operação Padrão dos Juízes Causa Polêmica


Clique para Ampliar
O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Gabriel Wedy, anunciou a operação padrão nesta semana 
AG. BR
Diante da repercussão, a Ajufe divulgou uma nota afirmando que os juízes vão trabalhar normalmente no período
Brasília. Advogados públicos poderão acionar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra magistrados que aderirem à operação padrão anunciada nesta semana pelo presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy.

Em campanha pela aprovação de um reajuste salarial de quase 15% para os magistrados, a Ajufe divulgou uma polêmica estratégia para os próximos 40 dias. A União somente será comunicada das decisões em 29 de novembro.

"Os processos de interesse da União nas Varas Cíveis e de Execução Fiscal terão as suas intimações e citações totalmente represadas, a partir desta semana, até serem remetidas para a Advocacia-Geral da União em bloco somente no dia 29 de novembro, em operação padrão", informou a associação em nota.

Na Advocacia-Geral da União (AGU), a notícia foi recebida com surpresa. De acordo com o presidente do Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal, Allan Titonelli Nunes, se a conduta for de fato praticada, poderá configurar crime de prevaricação.

Segundo ele, o caso poderá ser levado ao CNJ se a operação padrão for mesmo realizada. "Acho que a declaração foi temerária", afirmou.

"Na verdade, ele (Wedy) diz que não vai prejudicar a sociedade, mas já está prejudicando", declarou.

Entre os advogados da União a repercussão sobre a operação padrão foi muito negativa. Isso porque as intimações chegarão todas ao mesmo tempo, congestionando o funcionamento do órgão.

Além de prejudicar a União, integrantes da AGU afirmam que a estratégia atrapalhará as outras partes envolvidas nos processos que também serão comunicadas das decisões com atraso.

Diante da repercussão, a Ajufe divulgou uma nova nota na qual afirma que os juízes federais vão continuar trabalhando normalmente durante esse período de mobilização. "Apenas a realização de citações e intimações será concentrada no dia 29 de novembro, sem qualquer prejuízo à sociedade", informou a entidade.

"A concentração não inclui as causas que envolvam direito previdenciário e à saúde, bem como as medidas criminais e de urgência, cujas citações e intimações continuarão sendo realizadas." A associação também programa um dia de paralisação da categoria em 30 de novembro.

Chantagem
O presidente do Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal, Allan Titonelli, disse ontem que os juízes federais estão "chantageando" a União para cobrar atenção às demandas da categoria, como aumento de salário e melhores condições de trabalho.

Na segunda-feira, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) declarou que os juízes federais irão ´represar´ as intimações e citações nos processos de interesse da União até o dia 29 de novembro, o que consideram uma forma "inteligente e efetiva de pressão". A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) não confirmou se irá aderir à paralisação.

Fonte: diáriodonordeste
extraído em 19.10.2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB