MP-DFT Questiona Visto de Battisti e Pede Deportação





O Ministério Público Federal do Distrito Federal apresentou nesta quinta-feira uma ação civil pública em que pede a anulação do visto de permanência no Brasil concedido ao ex-ativista italiano Cesare Battisti. O MP quer que o italiano seja deportado para a Itália, sob o argumento de que a concessão do visto contraria o Estatuto do Estrangeiro (Lei 6.815/80) e seria, portanto, ilegal.
Foto: AEAmpliar
Battisti ficou no presídio da Papuda entre 2007 e junho deste ano
De acordo com a norma, é proibida a concessão de visto a estrangeiro condenado ou alvo de processo em outro país por crime doloso, passível de extradição pela lei brasileira. A justificativa apresentada pelo procurador da República Hélio Heringer é a de que os delitos cometidos por Battisti seriam de natureza comum e não política, sendo assim passíveis de extradição.
O italiano foi condenado à prisão perpétua em seu país por quatro assassinatos ocorridos na década de 70, quando integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC).
Ao pedir a deportação de Battisti, entretanto, o procurador argumentou que a medida não seria punitiva e nem significaria entregar o ex-ativista às autoridades italianas, medida característica do processo de extradição. Battisti poderia ser devolvido ao país de procedência - antes de vir para o Brasil, ele viveu na França e no México. Ou ainda poderia optar por algum outro país que aceite recebê-lo.
Battisti obteve em junho deste ano o direito de permanecer no Brasil após uma longa batalha no Supremo Tribunal Federal (STF). A crise que cercava o refúgio ao ex-ativista italiano nasceu ainda durante o governo do ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silva. Em meio à briga travada entre o governo brasileiro e autoridades italianas, Battisti ficou detido desde 2007 no presídio da Papuda, em Brasília, à espera de um posicionamento definitivo da Justiça brasileira. 

Fonte:ultimosegundo
logotipo ilustraivo de mpdft
extraído em 13.10.2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB