Para Amantes de Vinho

 Dia do Vinho dura 10 dias no Rio Grande (oba!)



Teve início dia 26.maio, as comemorações ao Dia do Vinho. Como forma de homenagear e agradecer a tudo que o vinho proporciona, representantes do setor de cinco cidades da região da Uva e do Vinho na Serra Gaúcha e da capital promovem 10 dias de festa numa programação que mobiliza 60 vinícolas e 80 estabelecimentos entre restaurantes e hotéis, além das atividades da agroindústria, comércio, agências de turismo e eventos culturais.
Em Caxias do Sul, a largada para a temporada do Dia do Vinho foi dada pelo chafariz da Praça Dante Alighieri, que ganhará cor de vinho. Outro sinal do período festivo será a iluminação do mesmo tom de uva nos principais atrativos turísticos de Caxias, como a Casa de Pedra, o Monumento ao Imigrante, o Jesus Terceiro Milênio, o Museu Municipal e a Estação Férrea. As rotas turísticas do município contarão com pacotes especiais e degustação de vinhos. Hotéis e restaurantes também vão oferecer descontos.
Bento Gonçalves aposta no binômio tradição / inovação. Entres os destaques, há desde o filó, um encontro típico da cultura italiana com farta gastronomia, músicas e jogos, regados a vinho, ao workshop para debater o impacto das redes sociais no mercado do vinho. Blogueiros de todo o país participarão do workshop de mídias sociais em 3 de junho no Farina Park Hotel. Outra inovação de Bento é o primeiro concurso de sagus, sobremesa a base de vinho muito difundida na região, que também oferecerá roteiros especiais e preços promocionais.
Garibaldi une as comemorações do Dia do Vinho a 25ª edição do Festival Colonial, um dos principais eventos gastronômicos da região da Uva e do Vinho. Neste ano, será realizado nos dias 4 e 5 de junho, nos Pavilhões da Fenachamp. Outros restaurantes da cidade também oferecerão pratos especiais durante as quase duas semanas de festa.



Em Monte Belo do Sul, o tradicional Festival do Vinho de Santo Isidoro: o evento segue os moldes de uma típica festa de colônia com jantar típico cujo cardápio inclui massa, frango, leitão, queijo, salame, polenta brustolada, pão, saladas, pinhão, amendoim, grostoli, sagu, refrigerante e, como não poderia faltar, o vinho, que poderá ser degustado diretamente de pequenas pipas de madeira.
Reservado a Porto Alegre ficará um dos principais eventos do Dia Estadual do Vinho. Comitivas de todo o Estado se reunirão no Cais do Porto em 5 de junho. Algumas atrações serão integradas entre as cidades, como o passeio ciclístico pelo roteiro turístico Caminhos da Colônia, entre Caxias do Sul e Flores da Cunha.
O projeto unificado de comemoração do Dia do Vinho na Serra Gaúcha está em sua segunda edição. Ele surgiu no ano passado a partir do desejo coletivo na busca da integração de ações de promoção da uva e do vinho, do desenvolvimento econômico da cadeia vitivinícola e valorização do patrimônio. O evento é promovido pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região Uva e Vinho (SHRBS) e pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Conta com o suporte do comitê regional formado pelas secretarias de Turismo de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Garibaldi e Monte Belo do Sul e pelas entidades Bento Convention Bureau, Caxias Visitors & Convention Bureau, Emater, Fundaparque, Atuaserra, Aprovale, Aprobelo, Aviga e Agevin.
A programação completa está no site www.diadovinho.com.br.



Sociedade Nacional de Agricultura premia o enólogo chileno Mário Geisse



No próximo dia 2, o enólogo chileno Mario Geisse receberá o Prêmio Destaques – A Lavoura, concedido pela Sociedade Nacional de Agricultura. É o reconhecimento do setor agrícola brasileiro não somente aos excelentes espumantes que ele elabora em Pinto Bandeira (RS), mas pela pesquisa e desenvolvimento realizados nos vinhedos brasileiros com a tecnologia TPC - Thermal Pest Control - sistema que permite a eliminação do uso de agrotóxicos nas videiras.
Há quatro anos trabalhando com o sistema, sem usar agrotóxicos desde a floração até a colheita, a Vinicola Geisse elabora seus espumantes totalmente livres de resíduos químicos prejudiciais à saúde. E a tecnologia começa a ser adotada por outras vinícolas.
Em setembro, tive a oportunidade de visitar a Geisse em Pinto Bandeira e tive a oportunidade de ver como essa técnica funciona. O TPC foi desenvolvido no Chile pela Lazo TPC Global e age no controle térmico das pragas através de um equipamento que produz um jato de vento laminar, lançado a 200 km/h, 150 graus celcius, eliminando fungos, bactérias e demais pestes, agindo unicamente de forma física.
Engenheiro agrônomo e enólogo, Geisse, que divide seu trabalho entre a Cave Geisse e a Casa Silva, uma das principais vinícolas do Chile, avalia que os resultados obtidos pela utilização do TPC vem sendo os melhores possíveis e prevê que o sistema vai revolucionar a agroindústria no mundo já que também se mostrou muito eficiente em outras culturas.

extraído: jblog.com.br/vinho.php Coluna Vinho Sem Frescura, de Affonso Nunes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB