BC Volta Atrás e Nota Pode Ser Trocada

BC volta atrás e nota tingida será trocada

Para PROTESTE decisão foi acertada, pois o banco não pode repassar risco de sua atividade para os consumidores.
A PROTESTE Associação de Consumidores avalia acertada a decisão do Banco Central que voltou atrás e anunciou nesta quinta-feira (9), que caso uma pessoa saque em caixas eletrônicos notas suspeitas de terem sido manchadas por dispositivos antifurto, o banco será obrigado a trocá-las por cédulas válidas.
Não fazia sentido os bancos transferirem um dos riscos de suas atividades para as pessoas que depositam seu dinheiro em contas bancárias. Era realmente urgente que essa decisão fosse reformulada, a fim de que o consumidor não arcasse com um prejuízo que não provocou.
Agora pela nova decisão do BC, "na hipótese de saque, inclusive em caixas eletrônicos, de cédula suspeita de ter sido danificada por tais dispositivos, a instituição financeira deverá proceder a sua troca. Esse procedimento deverá ocorrer imediatamente após a apresentação da cédula à instituição financeira".
A decisão de tornar sem validade notas de real danificadas por dispositivo antifurto constava de regulamentação específica do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central por meio das Resolução 3981 e Circular 3538. Pela norma o portador de nota danificada tinha que procurar uma agência bancária e entregá-la. A nota seria encaminhada para análise e, caso ficasse comprovado que o dano foi em decorrência do dispositivo antifurto, o banco comunicaria ao portador. E os valores não seriam ressarcidos.

transcrito do site proteste.org.br, em 10.06.2011


tom oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB