Tribunal publica nota oficial sobre a mudança de juízes na Operação Zelotes

Domingo, 08 de Novembro de 2015
Tribunal Regional Federal 1 -TRF1Foto: Saulo Cruz















O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília, divulgou nesta quinta-feira (5), às 21h32, a seguinte nota sobre a saída da juíza substituta Célia Regina Ody Bernardes do processo da “Operação Zelotes”, que, na última quarta-feira, passou para o juiz Vallisney Souza de Oliveira, até então convocado para atuar no Superior Tribunal de Justiça:
***
NOTA DE ESCLARECIMENTO “OPERAÇÃO ZELOTES”
Em razão de notícias veiculadas na imprensa, referentes aos juízes da Seção Judiciária do Distrito Federal responsáveis pela condução do processo da denominada “Operação Zelotes”, a Presidência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região esclarece:

O processo em questão é o de número 55233-74.2015.4.01.3400 e encontra-se tramitando na 10ª Vara Federal da Seção Judiciária do DF, cujo titular é o juiz federal Vallisney de Sousa Oliveira.

O magistrado foi convocado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para atuar como Juiz Instrutor no Gabinete do Ministro Napoleão Nunes Maia Filho, por seis meses (Ofício n. 1842/GP, de 21 de outubro de 2014), período este que foi prorrogado por mais seis meses desde 4/05/15 (Portaria STJ/GP n. 192, de 13 de maio de 2015). Encerradas as atividades do juiz Vallisney de Sousa Oliveira no STJ, o magistrado retornou automaticamente à sua vara de origem em 04/11/2015, em cumprimento ao preceito constitucional de inamovibilidade.

Durante o afastamento do juiz federal Vallisney, inicialmente, o juiz federal substituto Ricardo Augusto Soares Leite respondeu pela integralidade do acervo até a designação da juíza federal substituta Célia Regina Ody Bernardes, da 21ª Vara, para prestar auxílio na 10ª Vara (Ato/PRESI 1.311, de 12 de agosto de 2015) e atuar no acervo do juiz titular, em razão de seu afastamento.

Cabe esclarecer que, conforme o Provimento da Corregedoria do TRF1 nº 39, de 3/11/2009, os processos com terminação par são distribuídos ao juiz federal titular; já os de terminação ímpar são distribuídos ao juiz federal substituto. Como o processo referente à chamada “Operação Zelotes” tem terminação par, coube à juíza Célia Regina sua condução, diante da convocação do titular para o STJ, cessando a atuação do juiz federal substituto Ricardo Augusto que passou a atuar apenas nos processos a ele distribuídos, ou seja, os ímpares.

A designação de magistrado para prestar auxílio em outra vara ou convocação para tribunal é prática comum no Judiciário, visa suprir afastamentos de magistrados e decorre da necessidade de haver um juiz atuando na vara de forma contínua, de modo a evitar o acúmulo de processos e manter a regularidade da prestação jurisdicional.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região







fonte: Blog do Fred
imagem de CNJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB