Opinião: A Greve dos Caminhoneiros, do Patrão e nós .

Domingo, 27 de Maio de 2018

Por Tom Oliveira *

Meus amigos,

Esta Greve dos Caminhoneiros, a meu ver, só está tendo sucesso devido a participação do Patrão, o empresário, o mais interessado na diminuição do valor do diesel. Ontem, sábado,  a PF provou o fato, conforme notícias veiculadas na mídia, com prisão de alguns solicitada, inclusive. Isso chma-se Lock Out . A PF abriu 37 inquéritos em 25 estados após ter sido identificado um movimento criminoso de parte dos proprietários de grandes empresas.

Locaute (termo originado a partir da palavra em inglês lock out) é o que acontece quando os patrões de um determinado setor impedem os trabalhadores de exercer a atividade. A prática é proibida por lei. No caso do movimento paredista, o patrão incentiva ( e participa financiando até ) para que a greve permaneça, porque lhe interessa. Motorista autônomo, aquele que trabalha por conta própria, é o de menos. O poder vem do empresariado do Setor de Cargas. Segundo a jornalista Miriam Leitão, houve participação do empresário, sim:

“A greve dos caminhoneiros só pode chegar ao ponto em que chegou com a conivência dos empresários da indústria de transportes. Tanto é verdade que um dos pedidos feitos é de que não houvesse reoneração da contribuição patronal do setor. Todos os outros serão reonerados. O governo pode ceder, nos impostos ou na política de preços, mas não se livra do fato de que o país está vulnerável a essa chantagem."

O Presidente da Petrobras, Sr. Pedro Parente, ,há cerca de um ano atrás, dolarizou o combustível,  diesel e gasolina, dando liberdade para que a área de marketing e comercialização da empresa, reajuste as cotações na refinaria de forma mais frequente, ou seja, havendo flutuação no dólar, para mais ou para menos, repassa-se às refinarias que, por sua vez, reajusta o preço nas bombas, repassando  a nós, consumidores. Como o dólar raramente cai, tivemos reajuste da gasolina/diesel quase que diariamente.


ENTENDA COMO É FEITA A COMPOSIÇÃO DO PREÇO DO COMBUSTÍVEL


O preço final da gasolina e do diesel é composto basicamente por 4 parcelas: realização do produtor ou importador, no caso a Petrobras, incluindo custo e lucro; custo do etanol anidro (no caso da gasolina) e do biodiesel (no caso do diesel); tributos (ICMS, PIS/Pasep e Cofins, e Cide) e margens de distribuição e revenda. O ICMS, por sua vez, é um percentual sobre o preço de venda - ou seja, cada vez que ele sobe, os Estados recolhem mais impostos.


Estatal fica com 32% do preço total cobrado pela gasolina nas bombas e com 55% do valor do diesel.







Mostrar mais reaç



 Segundo a Petrobras, esse preço é composto de 3 variáveis principais, que são, o preço cobrado nas refinarias ou na importação, os impostos estaduais e federais e a margem de comercialização dos distribuidores e postos revendedores.
A empresa usa como referência o preço cobrado nas refinarias entre os dias 6 a 12 de maio, uma semana antes do anúncio da greve, que correspondia a 32% do preço da gasolina e 55% do preço do diesel que o consumidor encontrava na bomba dos postos de combustível.
Desde julho de 2017, a Petrobras segue uma política de preços independente do governo e vinculada ao preço do dólar e ao custo do barril de petróleo no mercado internacional, pois, segundo a estatal, uma parcela do óleo comercializado no país é importada.

Como tanto o dólar (R$ 3,64) quanto o preço do barril de petróleo (US$ 79) vêm aumentando, a Petrobras reajustou o preço da gasolina nas refinarias 11 vezes em 17 dias, e elevou o do diesel 7 vezes consecutivas. A Equipe do Governo e a comissão dos grevistas sinalizaram um acordo, mas levado aos sindicatos, os motoristas rechaçaram com a alegação de que quem os representou não tem legitimidade. O Governo endureceu, mandou tropas militares desobstruir as estradas e, ato contínuo, baixou decreto dando poder de tomar os caminhões à força, usando servidores federais como motoristas. Sabe-se que a PF já expediu cerca de 400 autos de infração contra motorista de caminhão que bloquearam as estradas, totalizando um valor de R$ 2,03 milhões até o momento:
Fica autorizada a requisição, pelas autoridades envolvidas nas ações de desobstrução de vias públicas determinadas pelo Decreto nº 9.382, de 25 de maio de 2018, dos veículos particulares necessários ao transporte rodoviário de cargas consideradas essenciais”, diz o decreto.
Lembrando: locaute não tem nada a ver com greve, não. O desabastecimento é pra causar uma comoção, um factóide político, e todo o mundo achar lindo e justo. Nós, consumidores finais nas bombas, certamente que vamos pagar mais esta  conta que não fizemos, pois o Governo Federal disse que vai  subsidiar o diesel .

Dias melhores virão !


Tom Oliveira*
* o autor é editor deste blog



fontes: https://cliquediario.com.br/politica/governo-federal-e-petrobras-explicam-como-e-calculada-composicao-do-preco-do-diesel-e-da-gasolina

https://www.revistaforum.com.br/temer-assina-decreto-para-tomar-caminhoes-a-forca-para-liberar-rodovias/

https://www.oantagonista.com/brasil/o-pais-esta-vulneravel-chantagem-dos-caminhoneiros/

https://g1.globo.com/economia/noticia/como-e-formado-o-preco-da-gasolina-e-do-diesel.ghtml

: https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/economia/2018/05/26/governo-abre-37-inqueritos-e-multas-a-caminhoneiros-ja-somam-r-23-milhoes.htm




subsidiar o diesel e deixar a cooperativa construir seus parques de descanso 

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