Tribunais suspendem prazos após ataque cibernético

Segunda feira, 15 de Maio de 2017

O ataque mundial de hackers, que afetou 200 mil vítimas em pelo menos 150 países, à suspensão de prazos processuais em alguns Tribunais.
O TJ/SP foi um dos primeiros que, por cautela, desligou na sexta-feira, 12, todos os computadores da instituição no Estado, para evitar a propagação do ataque, e informou que os prazos processuais seriam suspensos.
Os TJs de Roraima e Sergipe seguem fora do ar na manhã desta segunda-feira, 15. Segundo o TJ/RR, os prazos processuais foram suspensos de sexta-feira, 12, a domingo, 14.
Em virtude da indisponibilidade dos sistemas na última sexta-feira, 12, a partir das 16h, como medida preventiva, os prazos processuais vencidos naquela data no TJ/SE, foram prorrogados para o dia de hoje, 15.
A portaria 613/2017 do TJ/MS foi publicada nesta segunda-feira, suspendendo os prazos processuais no período de 9 a 12 de maio de 2017, em razão da indisponibilidade do SAJ durante esse período.
Já o TJ/MT informou que não haverá suspensão dos prazos, já que o público externo -advogados e operadores do Direito - continuou tendo acesso normalmente às páginas do Tribunal.
A OAB/PB encaminhou ofício ao TRT da 13ª região solicitando a suspensão dos prazos processuais por conta do bloqueio dos sistemas de peticionamento eletrônicos (PJe e Suape). O juiz auxiliar da presidência do TRT, Marcelo Maia, afirmou que nenhum advogado seria prejudicado: “Os prazos serão restituídos. Não haverá prejuízos”.
Após o bloqueio dos sistemas, o advogado Ricardo Magalhães, Presidente da Comissão de Tecnologia da Informação da seccional, também entrou em contato com o setor responsável pela gestão tecnológica do TRT para discutir a questão, definindo uma reunião para a próxima terça-feira, 16, entre a Comissão da OAB/PB e os responsáveis pelos meios eletrônicos do Tribunal com a perspectiva de se estabelecer um diálogo acerca dos sistemas de processo eletrônico do Tribunal e dos recentes acontecimentos.

Também a OAB/SP protocolou no TRT da 2ª região pedido de suspensão dos prazos processuais, nos processos eletrônicos e nos processos físicos. Até esta segunda-feira, 15, não há confirmação pelo Tribunal da suspensão solicitada.




fonte: Migalhas
na íntegra
n.b: os negritos são nossos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB