Duas notas sobre Operação Lava Jato: Tentativa de desacreditar delatores e a assunção de Fachin a presidente da 2ª Turma do STF

Quarta feira, 31 de Maio de 2017

"Operação abafa" quer desacreditar delatores, diz ministro Barroso

Para o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, as críticas a delações premiadas da operação "lava jato" são parte de uma "operação abafa" para desacreditar os delatores. Na opinião dele, as críticas ao instrumento servem para intimidar os colaboradores e impedir que contem o que sabem sobre crimes.

Para o ministro, o "bem” precisa vencer nesse momento difícil da vida brasileira.
Dorivan Marinho/SCO/STF

De onde se deveria esperar o mais determinado enfrentamento à corrupção, muitas vezes vem o compadrio e a parceria. É preciso que a sociedade brasileira esteja do lado certo”, afirmou. Para o ministro, o "bem” precisa vencer nesse momento difícil da vida brasileira.
As declarações de Barroso foram dadas no encerramento de evento ocorrido na Uniceub, em Brasília, que discutiu fatores de legitimação democrática das cortes constitucionais e o papel desses tribunais em tempos de crise.


fonte: Conjur

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Fachin é eleito presidente de colegiado da Lava Jato no STF

Ministro Edson Fachin, dia 18/05/2017
Edson Fachin: o ministro tem que assumir a presidência por ser o membro mais antigo que ainda não ocupou o cargo (Adriano Machado/Reuters)

O ministro Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin foi eleito ontem (30) para assumir a presidência da Segunda Turma da Corte, colegiado responsável pelos julgamentos dos processos da Operação Lava Jato.
A eleição foi simbólica porque, de acordo com as normas internas da Corte, Fachin tem que assumir a presidência por ser o membro mais antigo que ainda não ocupou o cargo.
O relator da Lava Jato vai substituir o atual presidente da Segunda Turma, ministro Gilmar Mendes, e terá mandato de um ano, a partir da próxima terça-feira (6).
Fachin será o responsável por fazer a pauta de processos a serem julgados e decidir quando eles serão analisados.
Além do novo presidente e de Gilmar Mendes, a Segunda Turma do STF é composta por Dias Toffoli, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski.

fonte: http://exame.abril.com.br/brasil/fachin-e-eleito-presidente-de-colegiado-da-lava-jato-no-stf/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comidas Típicas do Piauí

Artigo: O Endosso-Mandato e o Endosso-Translativo

Artigo: Voz de Prisão: Quem pode e quando se pode dar ...