1º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros está com inscrições abertas

Quarta feira, 02 de Maio de 2017

As inscrições para o I Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (Enajun) estão abertas até sexta,   5 de maio. O evento será em Brasília, de 10 a 12 de maio, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). A iniciativa, inédita no Judiciário, tem como tema “A identidade negra na magistratura brasileira”. A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, recebeu o convite para o evento nesta quinta-feira (20). Inscreva-se aqui.
Por : Isis Aparecida Conceição e Edinaldo César Santos Junior para o Portal Geledés 
Entregaram o convite para Cármen a presidente interina da AMB, Julianne Marques, e dos coordenadores do evento, juízes Fábio Esteves, presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF) e Edinaldo César Santos Junior, diretor do departamento de Direitos Humanos da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase).
O evento será promovido pela Amagis-DF e Amase, com apoio da AMB. No encontro serão discutidas a intersecção de gênero e raça no debate sobre desigualdades, a importância de uma identidade negra e a promoção da igualdade racial na magistratura brasileira.
“Trata-se de reflexão acerca da necessidade de democratização racial na magistratura como também da existência ou não de uma identidade negra constituída e ativa entre os juízes e juízas negros brasileiros”, afirma Fábio Esteves.
Para Edinaldo César Santos Junior, “a construção de identidade pressupõe uma relação dialógica, uma interação entre os participantes de um determinado grupo. Não é possível construir identidade em isolamento”. Os magistrados destacam ainda que a discussão é para toda magistratura.
O negro na magistratura
A ação da continuidade a iniciativas tomadas pela AMB desde 2005, quando a associação realizou levantamento do perfil dos magistrados. Na ocasião, os pretos representavam menos de 1% e os pardos 11,6% do total de juízes filiados. Em 2015, em nova pesquisa, coordenada pela cientista política e professora Maria Tereza Sadek, da Universidade de São Paulo (USP), a AMB apurou que os pretos eram 1,3% dos associados e o pardos 12,4%, num universo de 3.667 magistrados filiados que responderam à pesquisa, o que corresponde a aproximadamente 30% dos associados à AMB.
Em 2014, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou o resultado do primeiro Censo do Poder Judiciário. Os dados apontaram que 14% dos magistrados se declararam pardos e 1,4% pretos.
Inscrição
A inscrição é gratuita e aberta à participação de todos os magistrados, associados ou não. 



fonte: www.geledes.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB