Teresina: 163 anos de amor...

Domingo, 16 de Agosto de 2015

Por   Tom Oliveira*

Catedral de Nossa Senhora do Amparo, onde tudo começou a 163 anos...

A cidade já nasceu, ou seja, foi fundada, em 1852,( 16 de agosto )  com o objetivo de tornar-se capital da Província do Piauí, totalmente planejada pelo Conselheiro José Antonio Saraiva, sendo, portanto, oficialmente a primeira capital planejada do Brasil. .A construção faz parte da atual Praça Marechal Deodoro, conhecida popularmente como praça da Bandeira, onde na fundação da cidade concentrava toda a esfera política do estado, com o prédio da Justiça Federal e do Palácio do Governo (Atual museu do Piauí) e também destacava-se como centro econômico, com a inauguração do mercado velho.
Aniversário de Teresina
José Antônio Saraiva, o fundador


Atualmente, o  marco zero da fundação da cidade, a praça possuí ainda o Palácio da Cidade (Antiga escola normal) e o Mercado central (Mercado velho) do que integrava a sua fundação e o Shopping da Cidade, mais conhecido como shopping do Camelô.. O Poty velho é o bairro onde nasceu Teresina e o nome da nossa cidade remete a Imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria intermediado junto ao Imperador Pedro II a ideia de mudança da capital ( Oeiras para Teresina  ) e por isso e em sua homenagem deu-se  o nome Teresina, que é a contração ( mistura ) das palavras Teresa  e Cristina.
Av. Frei Serafim à noitinha - cidade verde

Teresina é ótima para se viver, embora o banditismo já tenha aportado por aqui. Ainda assim somos   a terceira capital com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste segundo o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, e segundo o IPEA é a terceira capital mais segura do Brasil (perdendo apenas para Natal/RN e Palmas/TO ). Aqui seus moradores  ainda colocam cadeira na porta para um bate-papo de vizinhos. Seu apelido, ou codinome, é cidade verde, dado pelo poeta maranhense Coelho Neto, devido as ruas e avenidas possuírem muitas árvores frondosas. Seu Prefeito atual é Firmino da Silveira Filho ( PSDB ) , eleito pela terceira vez e sua população é estimada é 850 mil habitantes. Apesar de muitas pessoas acharem que a música cajuína é aquela que se identifica com a nossa capital, ledo engano: o hino dos habitantes de Teresina é uma música de José Rodrigues e Raimundo Aurélio, dois antigos membros do Grupo musical Candeia, que representou e venceu o Festival do Nordeste com a música Teresina, não troco jamais. veja a letra:


Você me deixa tonto, zonzo
Quase como louco de encantamento
Eu desanoiteço no seu todo de mulher
No verde dos seus olhos de menina
Seu olhar de querubina faz o sol me esquentar
E quando é noite a lua nina teresina
Que desatina até o sol raiar
De manhã, eu olho pra Timon
E sinto o gosto bom do parnaíba desaguar
Então eu choro transbordantemente
Que alegre enchente no meu coração
São dois rios lindos com as águas claras
Desse parnaíba que não volta mais
Apenas olho minha teresina
Como quem delira na beira do cais
Ai, troca, quem troca destroca
Minha Teresina não troco jamais
No troca-troca, quem troca destroca
Minha Teresina não troco jamais

Corre entre os visitantes daqui que, depois de beber a água do poty, a pessoa fica perdidamente apaixonada pela capital. O portal da BR 343 explica:




Teresina possui 10 clubes de Rotary: RC Teresina, RCT Sul, RCT Norte, RCT Rio Poti, RCT Jóquei, RCT Dirceu, 

RCT Metrópole, RCT Piçarra, RCT Fátima e RCT Ininga




    Tom  Oliveira é rotariano e um dos  apaixonados  pela cidade de Teresina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB