Feminicídio: Depois de uma promotora, Advogada catarinense é morta por companheiro, também causídico...

Quinta Feira, 04 de Abril de 2019

t
A advogada catarinense Lucimara Stasiak (OAB/SC 37.458), de 29 anos, foi assassinada pelo namorado, o também advogado Paulo Carvalho de Souza, de 42 anos, na cidade de Balneário Camboriú/SC. A causídica era membro da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC.
Na última semana, após ouvirem uma confusão no apartamento em que o casal morava, vizinhos acionaram a polícia. Desde a noite da última terça-feira, 2, a PM fez cerco no imóvel para prender Souza, que estava trancado no apartamento. Segundo os policiais, o homem teria confessado, durante a negociação, que matou a namorada a facadas.
Nesta quarta-feira, 3, o namorado da advogada saiu preso do apartamento por volta das 19h, e foi levado para uma delegacia. Após isso, o IML – Instituto Médico Legal recolheu o corpo de Lucimara.
Os dois moravam juntos no local há cerca de seis meses e a família de Lucimara estranhou a falta de contato por parte da advogada desde a última quinta-feira, 27. 
Segundo a OAB/SC, o corpo da advogada seria cremado ainda na noite desta quarta-feira, 3, em Balneário Camboriú, e transferido para a cidade de Blumenau/SC. Nesta quinta-feira, 4, às 15h, será realizada uma homenagem à advogada por familiares e amigos, em cerimônia no crematório Blumenau.
A OAB/SC, a Comissão Nacional da Jovem Advocacia e a Comissão Nacional da Mulher Advogada emitiram notas de pesar pelo assassinato de Lucimara.
Veja abaixo.
_________________
Nota da OAB/SC
A OAB/SC vem a público manifestar profundo pesar e repúdio com o assassinato da advogada Lucimara Stasiak de 29 anos, inscrita na entidade sob o nº. 37.458, muito engajada nas ações institucionais da classe. As investigações do crime apontam para um possível feminicídio. A seccional decretou luto oficial de três dias.
Nesta manhã o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, esteve pessoalmente no local onde a polícia negocia a rendição do acusado pelo crime e conversou com as autoridades policiais que conduzem o caso. "Ficamos consternados com o ocorrido e não aceitamos qualquer tipo de violência. Estamos falando da vida de uma pessoa, o bem mais precioso que temos, suprimida em circunstâncias dramáticas. A OAB catarinense atua pela igualdade de gênero, pelo protagonismo feminino em todas as camadas da sociedade e reiteradamente tem se posicionado pelo fim da violência contra a mulher, inclusive realizado ações junto à sociedade por intermédio das nossas comissões temáticas. Prestaremos todo o apoio necessário à família de Lucimara e estaremos do seu lado para que se faça justiça nesse caso", afirma o presidente da Seccional.
A Comissão da Mulher Advogada, a Comissão de Combate à Violência Doméstica da OAB/SC e a Comissão da Mulher Advogada da OAB Balneário Camboriú, também estão acompanhando os fatos junto às autoridades policiais e prestando apoio à família.
A OAB/SC defende que a violência de gênero seja combatida, de forma exemplar, por homens e mulheres. “Estamos estarrecidos com o crime! Lucimara estava perto de nós, mas mesmo assim foi vitimada. Essa sensação de impotência é gerada em parte pela impunidade dos agressores e também pela manutenção da misoginia, fruto de um machismo estrutural que a sociedade brasileira não pode chancelar. Essa epidemia de violência contra as mulheres precisa acabar! Estamos e seguiremos em luta, diariamente, debatendo e propondo medidas contra a violência de gênero.”, declarou a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Rejane Silva Sánchez.
“Lamentamos profundamente a morte brutal da nossa colega, o qual tudo indica ter sido assassinada pelo seu namorado. A nossa Comissão se preocupa e luta constantemente com a violência diária sofrida pelo povo brasileiro, em especial, de crimes cometidos contra a mulher”, afirmou a presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica, Patricia Christina Mendonça Fileti Pereira.
Inobstante todos os esforços, a escalada da violência contra a mulher cresce assustadoramente. Conforme dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, o número de feminicídio entre 1º de janeiro e 11 de fevereiro de 2019 subiu 75% em comparação com o mesmo período de 2018. Até a referida data, haviam sido registrados sete casos este ano e quatro no ano passado. O Brasil ocupa a 5º posição no ranking do feminicídio mundial.
A OAB/SC reafirma o seu compromisso de fomentar o debate e promover ações efetivas contra a violência de gênero. Por fim, mais uma vez, externa as suas condolências aos familiares e amigos da vítima.
O corpo da Advogada será cremado ainda na noite desta quarta-feira (3), em Balneário Camboriú. Em seguida, ela será transferida para a cidade de Blumenau, onde, na quinta-feira (4), às 15h, será homenageada por familiares e amigos, em cerimônia no crematório Blumenau.
Nota da Comissão Nacional da Jovem Advocacia
ATÉ QUANDO???
É com pesar e muita tristeza que o Colégio Nacional de Presidentes da Jovem Advocacia informa o falecimento da advogada Lucimara Stasiak, de 29 anos, inscrita na OAB/SC sob o nº. 37.458, ocorrido na manhã de hoje (03/04/2019) na cidade de Balneário Camboriu/SC.
Os noticiários relatam que vizinhos ouviram barulhos de briga  em sua residência na última semana e, após o suspeito ser visto diversas vezes entrando no apartamento com sacos de gelo, a Polícia Militar acabou sendo acionada. As investigações do crime apontam para um possível feminicídio.
O assassinato da advogada e membro da Comissão da Jovem Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Santa Catarina, choca toda a sociedade, toda a jovem advocacia e, principalmente, as mulheres advogadas que lutam diariamente pelo combate à violência de gênero.
Segundo o Mapa da Violência 2015, o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking de feminicídio, com uma taxa de 4,8 assassinatos por cada 100 mil mulheres. Não há justificativa para crimes como este.
Semana passada, foi uma promotora de justiça da Bahia, agredida pelo marido.

link:  

Marido que agrediu promotora baiana é denunciado pelo MP/Ba





Fonte: Migalhas
na íntegra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB