Recado tá dado: Por 9 votos a 2, STF mantém o afastamento de Ibaneis Rocha do governo do DF.

 Quinta Feira, 12 de Janeiro de 2023


O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi afastado do cargo no domingo (8/1), por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A decisão seguiu jurisprudência da Corte estabelecida em 2017. Antes disso, a suspensão de chefe do Executivo estadual dependia de aval da Assembleia Legislativa.

Ibaneis Rocha foi afastado do cargo por 90 dias por decisão de Alexandre de Moraes
Reprodução

Após os atos terroristas contra o STF, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, o presidente Lula (PT) decretou intervenção federal no Distrito Federal, e Alexandre afastou Ibaneis do cargo por 90 dias. Segundo o ministro, houve "omissão e conivência" de diversas autoridades da área de segurança e inteligência. Policiais militares do DF, subordinados a Ibaneis, não barraram os manifestantes que invadiram e depredaram as sedes do Judiciário, Legislativo e Executivo. A decidão monocrática de Moraes foi confirmada foi confirmada por maioria de 9 a 2 ( votaram contra André Mendonça  e Kassio Nunes Marques ).

É bom lembrar que desde maio de 2017 maio de 2017, os ministros do STF definiram também que se  poderia aplicar o afastamento monocraticamente em todos os casos em tramitação. E definiram a tese:

"Não há necessidade de prévia autorização da Assembleia Legislativa para o recebimento de denúncia ou queixa e instauração de ação penal contra governador de estado, por crime comum, cabendo ao STJ, no ato de recebimento ou no curso do processo, dispor, fundamentadamente, sobre a aplicação de medidas cautelares penais, inclusive afastamento do cargo."

Para os políticos, entretanto, o afastamento de Ibaneis foi sem previsão legal. Segundo o jurista Fabrício Rebelo, o fato se deu sem base legal : “O rito para o afastamento de governadores prevê que isso só aconteça quando há o recebimento da denúncia pela imputação de algum crime, o que pressupõe que o Ministério Público (MP) a ofereça, e, ainda assim, por decisão fundamentada”, explicou. “Além disso, quem processa governadores é o STJ, e não o STF.” 

Agora, o STF mudou o entendimento, com votação em plenário. Segundo a mídia, o afastamento de Ibaneis por 90 dias deu-se após inação do GDF ao conter os ataques radicais de vândalos às sedes dos Três Poderes e tyrata-se de um recado direto a todos outros governadores em relação a atos antidemocráticos. O novo diretor geral da PF foi direto, na sua posse: " haverá punição, aqueles que praticaram atos, aqueles que planejaram os atos aqueles que financiaram os atos e aqueles que incentivaram ´por ação ou omissão ".



Fonte: Conjur, Carta Capital


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB