Gilmar Mendes mantém PAD que investiga atuação de desembargador do TJ-SP

Quarta Feira, 19 de Setembro de 2018



Resultado de imagem para gilmar mendes caso des beethoven tjsp


Quando uma infração administrativa puder ser enquadrada como crime, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal é no sentido de que o prazo prescricional a ser seguido deve ser o do Código Penal.
Assim entendeu o ministro Gilmar Mendes ao manter o processo administrativo disciplinar (PAD) para investigar a atuação do desembargador Luiz Beethoven Giffoni Ferreira, do Tribunal de Justiça de São Paulo.
O processo foi instaurado no Conselho Nacional de Justiça diante de indícios de que o magistrado, quando era titular da 18ª Vara Cível da Comarca de São Paulo, violou deveres funcionais em sua atuação no processo de falência da distribuidora de combustíveis Petroforte.
Ao analisar o caso, o ministro apontou que as condutas imputadas ao desembargador podem ser enquadradas, em tese, em diversos tipos penais. Segundo Gilmar, nesse caso, o prazo prescricional deverá ser o do Código Penal, conforme artigo 24 da Resolução 135/2011 do CNJ.
Para os delitos imputados a Giffoni, explicou o ministro, são estabelecidas penas máximas que variam entre quatro e 12 anos e a prescrição dos atos poderá ser de oito a 16 anos, dependendo da gravidade.
“Considerando a possibilidade de aplicação desse prazo prescricional às condutas imputadas ao impetrante, mostra-se descabida a pretensão de ver reconhecida a prescrição administrativa em relação aos fatos narrados”, disse.
A defesa do desembargador do TJ paulista alegou que a decisão viola direito líquido e certo. Isso porque, de acordo com o artigo 24 da Resolução 135/2011 do CNJ, o prazo prescricional relativo à falta funcional praticada por magistrado é de cinco anos, contado a partir da data em que o tribunal tomar conhecimento do fato.
Segundo os advogados, os fatos noticiados à Corregedoria Nacional de Justiça prescreveriam em março de 2016, e, como a sindicância foi julgada em outubro daquele ano, seria imperioso o reconhecimento da prescrição das infrações imputadas ao magistrado. Além disso, pediu que fosse declarada a prescrição da pretensão punitiva da administração pública e o arquivamento do PAD. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.
MS 34605.



fonte: Conjur
imagem de http://claudiotognolli.com.br/mantido-tramite-de-processo-administrativo-auxiliar-aberto-pelo-cnj-para-investigar-atuacao-de-desembargador-do-tj-sp/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB