Ministro Gilmar concede HC a vice-prefeito afastado do cargo sem fundamento

Domingo, 01 de Julho de 2018

Por  Ana Pompeu




Mostrar mais reaçõe
Afastar uma pessoa eleita por voto popular sem motivo idôneo consiste em coação ilegal. Assim entendeu o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, ao conceder Habeas Corpus para reconduzir Márcio Melo Gomes ao cargo de vice-prefeito de Mongaguá (SP), nesta sexta-feira (29/6).
Na representação pela prisão temporária, a Polícia Federal afirmou que um servidor declarou que agendaria "uma reunião com o então vice-prefeito de Mongaguá, cujo prenome é Márcio, possivelmente para tratar de ajustes acerca de contratos em andamento ou de futuras contratações".
Diante dessa informação, o juiz da 1ª Vara Criminal de São Paulo optou por aplicar medidas alternativas à prisão e entendeu existirem elementos concretos que evidenciariam a prática de atos criminosos, o que justificaria a intervenção do Poder Judiciário da Prefeitura.
A defesa, feita pelos advogados Igor Sant’Anna Tamasauskas e Otávio Mazieiro, do escritório Bottini e Tamasauskas, entrou com recurso contra decisão do ministro Rogério Schietti, do Superior Tribunal de Justiça, que entendeu haver motivação suficiente para justificar a necessidade de afastamento do vice-prefeito, bem como a proibição de que ele entrasse em prédios públicos. De acordo com o ministro, a medida era importante para evitar novas práticas lesivas à administração.
No pedido de HC, a defesa insistiu na alegação, feita também ao STJ, de que não havia elementos indicando o envolvimento de Márcio Melo Gomes nos fatos em apuração.
Para Gilmar Mendes, não há fundamentação idônea que justifique o afastamento da função pública. "Em análise superficial, típica desta fase, entendo que há constrangimento ilegal manifesto no afastamento cautelar do paciente do cargo de vice-prefeito, em virtude da ausência de fundamentação idônea", disse o ministro na liminar.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em 30 prefeituras, atingindo 85 pessoas no total, sendo 45 agentes públicos. 
HC 158.849



fonte: conjur
Imagem de https://mudancaedivergencia.blogspot.com/2016/12/gilmar-mendes-em-os-rei-do-habeas-corpus.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB