TJ-ES: Deficiente auditivo será indenizado por instituição de ensino que mudou local das aulas do mestrado e não ofereceu intérprete de libras

Quarta Feira, 27 de Setembro de 2017

Mostrar mais rea
Juiz de Direito Roney Guerra Duque, do 1º Juizado Especial Cível de Cachoeiro de Itapemirim, condenou uma empresa de serviços educacionais a indenizar um cidadão que é deficiente auditivo, a título de danos materiais e morais, em R$ 12 mil, por problemas na prestação de serviços educacionais relacionados ao mestrado do autor da ação.

O magistrado do juizado está gravando todas as audiências de instrução e julgamento em áudio e os depoimentos das testemunhas em vídeo, atendendo ao novo Código de Processo Civil, que prevê a possibilidade das audiências serem integralmente gravadas em imagem e em áudio. O Juiz vem gravando não só as audiências deste processo, mas de todas as ações que tramitam no Juizado.

Segundo os autos, o requerente alegou que a instituição que iria ministrar o mestrado mudou-se inexplicavelmente e de forma arbitrária, para a cidade de Cariacica, apesar de ter sido contratada para ministrar aulas na cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

Além disso, o aluno afirmou que a instituição educacional contratada não disponibilizou intérprete para o requerente, no novo local unilateralmente escolhido pela requerida.


Para o Juiz, as provas juntadas ao processo comprovam que o requerente contratou e se matriculou no curso de Mestrado e que o local das aulas foi mudado para Cariacica, por motivo alheio à vontade dos alunos.

Além disso, o autor não teve a sua assistência legal devida. Portanto, de acordo com o magistrado, só pela mudança do local é possível afirmar que houve falha na prestação dos serviços contratados.

De acordo com as pessoas ouvidas na audiência de Instrução e Julgamento, o requerente não recebeu qualquer certificado referente ao período em que cursou o mestrado, motivo pelo qual tenho que merece prosperar o requerimento de indenização por danos materiais, referentes aos valores despendidos pelo requerente para pagamento do curso de mestrado, posto que o requerente não concluiu o curso por motivos alheios à sua vontade, provocados pela instituição de ensino, que injustamente, não lhe proporcionou atendimento básico adequado nas condições de deficiente auditivo, afirmou o Juiz de Direito Roney Guerra Duque.

Em relação aos danos morais, o magistrado afirmou que a ré discriminou o autor da ação ao não fornecer intérprete na unidade de Cariacica para que o requerido pudesse dar continuidade ao ensino.

Além disso, o fato de o autor ter sofrido certo tipo de exclusão em virtude dos fatos narrados em audiência, tenho que os transtornos causados ao autor, ultrapassam a barreira do mero aborrecimento, devendo receber a indenização por danos morais, concluiu o magistrado.

Processo nº: 0005905-61.2017.8.08.0011






fonte: Portal Jurisway
Imagem de G1
N.B: os negritos são nossos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB