Governo Federal: Lula sofre derrota e Senado rejeita indicação à DPU

 Teresina, Quinta Feira,  26 de Outubro de 2023


O Plenário do Senado Federal rejeitou nesta quarta-feira (25/10) a indicação de Igor Roberto Albuquerque Roque para o cargo de defensor público-geral federal da Defensoria Pública da União (DPU). Foram 35 votos a favor e 38 contrários, além de uma abstenção — eram necessários ao menos 41 votos para a aprovação. Ele assumiria a vaga decorrente do término do mandato de Daniel de Macedo Alves Pereira.

Igor Roque teve sua indicação rejeitada
pelo Senado Federal nesta quarta-feira
Pedro França/Agência Senado

indicação de Roque, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), havia sido aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado no dia 11 de julho. Porém, o indicado enfrentou resistência dentro de setores da oposição na casa parlamentar. O líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA), chegou a apresentar uma questão de ordem questionando a necessidade de maioria absoluta para a aprovação de um indicado para o DPU.

Igor Roque precisava de 41 votos para ter o nome aprovada no Senado, mas teve 38 votos favoráveis,  35 contra e uma abstenção. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, Roque é defensor público federal desde 2013. Ele presidiu a Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) entre 2017 e 2019, e já atuou também como procurador federal entre 2011 e 2013. De 2020 até maio deste ano, foi defensor público-chefe em Brasília.

O indicado de Lula foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, mas o perfil progressista de Igor ligou o alerta entre os parlamentares.

Não deixa de ser uma vergonha . Para o Governo Lula, naturalmente !.



fontes: Conjur e Diário do Poder

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB