Segurança ou Insegurança Jurídica: Enquanto por aqui o Supremo libera lei inconstitucional, no Irã o Governo manda prender mulheres que tiraram ( em protesto ) o hijab...

Domingo, 04 de Fevereiro de 2018

Brasil

Em nome da segurança jurídica, Supremo libera lei inconstitucional

Aproveitar uma medida provisória para criar regras com tema distinto viola o regular processo legislativo democrático e ofende princípios da Constituição Federal. Apesar disso, leis antigas criadas com essa estratégia continuam válidas para manter a segurança jurídica. Esse foi o entendimento do Supremo Tribunal Federal ao manter norma publicada em 2010, mesmo nascida do chamado “contrabando legislativo”.

Rosa Weber disse que alterar unidade protegida exige participação democrática, mas preferiu manter lei sancionada antes de o STF julgar validade de jabutis.
Nelson Jr./SCO/STF

O caso foi julgado em março de 2017, mas o acórdão só foi publicado nesta quinta-feira (1º/2). A Procuradoria-Geral da República pediu para o STF derrubar dispositivos da Lei 12.249/2010, sancionada com base na Medida Provisória 472/2009.
O texto original fixou regras para o sistema financeiro, definiu parâmetros do programa Minha Casa, Minha Vida e até instituiu taxa de fiscalização dos mercados de seguro, capitalização e previdência complementar aberta. No projeto de conversão, o Congresso aproveitou para diminuir a área de uma floresta nacional de Rondônia e alterar limites de outras unidades.
A relatora, ministra Rosa Weber, assinou voto com várias críticas à prática, também apelida de "jabuti". "A violação da Constituição, para além de garantias formais pertinentes à higidez do processo político, se perfaz pelo barateamento do direito fundamental de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado", afirmou.

fonte: Conjur

************************************************************************
Irã

 Irã  prende 29 mulheres por tirar o véu em público 

A polícia de Teerã, a capital iraniana, deteve 29 mulheres por terem tirado em público o hijab, véu de uso obrigatório para elas no país desde a Revolução Islâmica de 1979.

Iranianas têm protestado contra o uso do véu subindo em lugares altos, deixando a cabeça descoberta e expondo o hijab pendurado em uma vara –as fotos documentando o protesto circulam pelas redes sociais.

A polícia alegou que as manifestantes foram detidas por “perturbar a ordem social”
Em imagem de arquivo, mulheres passam em frente à loja de véus em Teerã, capital iraniana (Foto: BEHROUZ MEHRI / AFP)
Em imagem de arquivo, mulheres passam em frente à loja de véus em Teerã, capital iraniana (Foto: BEHROUZ MEHRI / AFP)

fonte: O AntagonistaImagem de O Globo ( g1 )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB