TJ-PE: Audiência é anulada por nomeação ilegal de defensor público

Sábado, 23 de Dezembro de 2017



É nula a nomeação de defensor público se o advogado constituído pelo paciente não foi intimado. Assim entendeu a 1ª câmara Criminal do TJ/PE ao conceder ordem em HC para anular audiência em que houve erro de intimação
A defesa do paciente requereu a anulação de uma audiência sob a alegação de que não houve a correta intimação para o ato. O paciente já havia escolhido um advogado particular para representá-lo na causa, mas, na audiência, acabou representado por um defensor público. No HC, o paciente também pleiteou a revogação do pagamento de honorários em favor da Defensoria Públic
Ao analisar o caso, a 1ª câmara Criminal do TJ/PE constatou o erro na intimação, erro inclusive reconhecido pelo juízo de origem, já que o acusado não foi intimado para que escolhesse quem faria sua defesa. A nomeação de defensor público sem a oportunidade de escolha da defesa por parte do paciente viola o princípio da ampla defesa, ponderou o colegiado.
Em razão disso, acatou o pedido e anulou a audiência. Consequentemente, foi revogado o arbitramento de honorários em favor da Defensoria. A decisão foi unânime.
"Como demonstrado acima, a nomeação do Defensor Público para atuar no ato em favor do acusado foi feita de forma arbitrária e ferindo o princípio da ampla defesa. Ademais, caso tivesse seguido o trâmite regular, intimando o réu para constituir novo Advogado e este permanecesse inerte à designação da Defensoria Pública para atuar nos autos, se daria dentro das atribuições da instituição e não implicaria pagamento de honorários pelo defendido."

A atuação foi dos advogados José Augusto Branco e Hélcio França.
  • Processo: 0001256-65.2017.8.17.1090



fonte: Migalhas

Imagem do site do TJ-PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB