O Dia do Piauí

Quinta Feira, 19 de Outubro de 2017

Resultado de imagem para 19 de outubro dia do piauí


O dia 19 de Outubro de 1822 marca, oficialmente, o início do movimento libertário no Piauí. Foi quando parnaibanos, liderados por Simplício Dias da Silva, declararam a província independente de Portugal, mas leal ao príncipe Dom Pedro, filho de Dom João VI, que ao partir de volta para Lisboa deixou-o responsável pelos negócios do reino em terras brasileiras. Oficialmente porque há historiadores locais que defendem a data de 24 de janeiro de 1823 - seis meses depois - e que é uma alusão à aclamação da independência em 1823, na então capital da Província, Oeiras, pelo brigadeiro Manoel de Sousa Martins, sendo imediatamente reconhecido como presidente da província e assumindo a responsabilidade por sua administração e que seria o verdadeiro Dia do Piauí.

Para o  Escritor e imortal da APL, Manoel Paulo Nunes  a comemoração do Dia do Piauí se refere à adesão da Província do Piauí à causa da independência do Brasil, representada pelo grito libertário dos parnaibanos liderados pelo presidente da Câmara, João Cândido de Deus e Silva, pelo fazendeiro Simplício Dias da Silva, pelos capitães Domingos Dias da Silva e Bernardo de Freitas Caldas e pelo tenente Joaquim Timóteo de Brito.Oeiras foi a 1ª capital do Estado. Foi nesta data que  a Câmara da Vila de São João da Parnaíba proclamou sua emancipação em relação a Portugal, marcando a adesão do Piauí à independência do Brasil.


Polêmica
Como dito acima, alguns estudiosos defendem que o Piauí teria hoje 259 anos. Em seu livro Adesão do Piauí à Independência do Brasil , o escritor, historiógrafo e jornalista José Fortes Filho, membro do Conselho de Administração das Nações Indígenas, do Governo do Estado, faz referência a 1758.
Nesse ano, em 29 de junho, numa Provisão das Cortes de Lisboa, sob inspiração de Joaquim José de Carvalho e Melo, o conde de Oeiras, depois Marquês de Pombal, determina que o Piauí passe a província autônoma. Aliás, a capital da Província do Piauí ganhou o nome de Oeiras em homenagem ao marquês. Antes, a capital era conhecida como Vila da Mocha. O fato é que, cerca de um mês depois da determinação de Pombal, 31 de julho, decreto das Cortes nomeia o primeiro governador da Província, João Pereira Caldas.
Vale a data oficial
Se for considerada a orientação de Pombal, porém, seria preciso recuar em mais 40 anos uma data para o Dia do Piauí. Isso porque a determinação da Provisão das Cortes de Lisboa faz referência a 1718. Naquele ano, mais precisamente em 18 de novembro, um alvará governamental retirava o Piauí da jurisdição do Maranhão. Assim, o Piauí teria 290 anos.
Porém, essas datas dizem respeito a debate inconclusivo. Enquanto isso, nossa data oficial e reconhecida por lei é o dia 19 de outubro de 1822, que dá ao Piauí 195 anos,  data em que, por decreto, o Governo Estadual faz entrega, em solenidade , da Comenda da Renascença  àqueles que se destacam nos vários campos de atividades profissionais.

A Ordem do Mérito Renascença do Piauí é a mais alta comenda do Estado. A medalha é oferecida nos graus Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro






fontes: https://gov-pi.jusbrasil.com.br/noticias/144826/data-oficial-para-dia-do-piaui-e-mesmo-19-de-outubro
http://dombarreto.g12.br/portal/?p=14059

Imagem de http://parnaiba24horass.blogspot.com.br/2016/10/19-de-outubro-dia-do-piaui-saiba-um.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB