MP: Recomendação sobre o acesso de pessoas em situação de rua é publicada

Terça feira, 25 de Abril de 2017

O Diário Eletrônico do Conselho Nacional do Ministério Público (DECNMP) publicou, nessa quarta-feira, 19 abril, a Recomendação CNMP n° 53/2017, que dispõe sobre a garantia do acesso das pessoas em situação de rua às dependências do Ministério Público brasileiro.
A proposta, apresentada pelo conselheiro Fábio George Cruz da Nóbrega  e relatada pelo conselheiro Orlando Rochadel Moreira, foi aprovada na 6ª Sessão Ordinária de 2017.
O artigo primeiro da norma estabelece que os ramos do Ministério Público da União e dos Estados devem garantir o direito de acesso da população em situação de rua às dependências do Ministério Público, sem qualquer formalidade discriminatória.
Por sua vez, o artigo segundo diz que a situação de asseio ou vestimenta não condizentes com as eventualmente exigidas por órgãos do Ministério Público não impede o exercício do direito previsto no artigo anterior pela população em situação de rua.
Ainda de acordo com a recomendação, caso a pessoa em situação de rua não possua documentos de identificação pessoal, o servidor ou colaborador responsável pelo acesso às dependências do Ministério Público a encaminhará, após a realização do atendimento, à unidade da assistência social local, para que sejam tomadas providências para sua confecção.
A norma também recomenda que as Unidades Ministeriais providenciem capacitação contínua dos membros, servidores e colaboradores visando à sua conscientização para o atendimento humanizado e que não discriminem as pessoas em situação de rua.
Para saber mais sobre o assunto clique aqui.
Clique aqui e acesse a recomendação na íntegra.





fonte: http://www.cnmp.mp.br/portal/todas-as-noticias/10238-recomendacao-sobre-o-acesso-de-pessoas-em-situacao-de-rua-ao-mp-e-publicada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB