Em Palmas:Advogada grávida é barrada no Fórum de TO por causa do vestido

Sábado, 15 de Abril de 2017


Na tarde de terça-feira, 11, a presidente da Comissão de Direitos do Consumidor e conselheira estadual da OAB/TO, Priscila Costa Martins, foi impedida de entrar no Fórum de Palmas por causa do tamanho de seu vestido.
A advogada, que está no sexto mês de gestação, foi barrada com base na resolução 5/15 do TJ/TO, que proíbe a entrada no tribunal de pessoas com roupas "excessivamente curtas" (mais de 3 cm acima da linha do joelho).
De acordo com ela, a atendente do Fórum pediu para que ela virasse de costas, para ver como estava o comprimento da roupa na parte de trás.
"Eu disse que precisava entrar e tentei passar, mas quando cheguei na catraca, o policial colocou a mão na frente e não deixou."
Segundo o site G1, Priscila foi a 4ª mulher barrada no local nos últimos dias. Anteriormente, outra advogada, uma bancária e uma empregada doméstica foram impedidas de entrar no prédio por causa das roupas que usavam.
OAB Tocantins
Advogada Priscila Costa Martins, que foi barrada no Fórum de Palmas









 Conforme a OAB, a advogada Priscila Costa Martins foi barrada na entrada do Fórum de Palmas e orientada a virar de costas para a conferência do tamanho do vestido que usava. Para a Ordem, o episódio se apresenta como “violador do direito a um tratamento compatível com a dignidade da advocacia e condições adequadas a seu desempenho”. Vislumbra-se, ainda, possível violação a prerrogativas.
Em apoio à advogada, um grupo de advogados se dirigiu ao Fórum e se reuniu com a Diretoria do órgão. Na reunião, se expôs a “falta de razoabilidade” do critério que estabelece como “excessivamente curta” a roupa três centímetros acima da linha do joelho e a necessidade do Judiciário respeitar a competência do Conselho Seccional de determinar as roupas para o exercício profissional, sob pena de se violar prerrogativas da advocacia. Os  profissionais defenderam que não mais fosse realizada qualquer vistoria à saia e/ou vestido utilizado pelas profissionais inscritas na OAB-TO, “sendo que eventuais excessos devem ser noticiados para o Conselho Seccional, o qual possui competência exclusiva para dispor sobre vestimenta”.

Confira a nota da OAB na íntegra:

“Nota Pública

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO), pela sua Comissão da Mulher Advogada e Procuradoria de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, torna público que desde 14 de março de 2017, quando teve notícias de que advogadas estavam sendo constrangidas quando do ingresso nas dependências do Poder Judiciário do Tocantins, notadamente nas Comarcas de Palmas e Gurupi, enviou expediente para a Presidência do Tribunal de Justiça (TJ-TO), pedindo que fosse obstada qualquer fiscalização do traje das advogadas, na forma da Resolução n° 5, de 9 de abril de 2015 que regulamenta o acesso de pessoas nas dependências do Tribunal de Justiça, Fóruns e demais prédios do Poder Judiciário do Estado do Tocantins e estabelece sistema de segurança.

Na ocasião a OAB-TO pontuou que apesar de a regra que impede o acesso de pessoas com “vestimentas que estejam três centímetros acima da linha do joelho” estar situada no capítulo referente aos visitantes e não se repetir no alusivo ao “acesso de advogados e defensores públicos”, corroborado pela competência privativa do Conselho Seccional de “determinar, com exclusividade, critérios para o traje dos advogados, no exercício profissional” (XI do artigo 58 da Lei Federal 8.906/94), por vias transversas, referido regramento criava embaraço ao livre exercício da advocacia, especialmente a feminina.

Ao expediente o Tribunal de Justiça, respaldado em entendimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), respondeu que a Resolução “não viola qualquer direito das advogadas ou das mulheres que queiram acessar as dependências do Poder Judiciário Tocantinense”, mantendo-se incólume a regra.

A OAB-TO insistiu pela audiência presencial com a Presidência para buscar demovê-lo do entendimento, notadamente para demonstrar que não pode o Tribunal de Justiça constranger a Advocacia a fim de regulamentar as roupas utilizadas no exercício da profissão.

De outro lado, no que se refere aos visitantes/jurisdicionados, o mesmo CNJ recomendou que “na elaboração e aplicação de normas relativas às vestimentas, que julgam adequadas para acesso a fóruns e tribunais, observem costumes e tradições locais” (PP 0004431-53.2013.2.00.0000), sendo que no Tocantins é incomum o uso saia/vestido abaixo do joelho.

Sucedeu que os fatos noticiados nas últimas duas semanas atropelaram a conversação iniciada com os membros do Tribunal de Justiça e, ao contrário do que afirmara na resposta, o episódio envolvendo a advogada Priscila Costa Martins se apresenta como violador do direito a um “tratamento compatível com a dignidade da advocacia e condições adequadas a seu desempenho”, na forma do art. 6º do Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Lei nº 8.906/1994. Vislumbra-se, ainda, possível violação às prerrogativas do art. 5º, VI, a e b, VIII e XI do mesmo Estatuto.

Registram-se, ainda, os episódios envolvendo jurisdicionadas, bacharelas em Direito e estagiárias. Preocupando-nos, sobremaneira, que mulheres em situação de violência doméstica, como se deu no caso noticiado na imprensa, sejam desencorajadas a buscar o Poder Judiciário por receio de serem constrangidas quando do ingresso.

Por estes motivos a OAB-TO se dirigiu à Diretoria do Foro de Palmas na tarde de ontem, 12/04/2017, e expôs a impossibilidade de o TJ-TO disciplinar a forma como se traja a advogada no exercício da profissão, pugnando para que não mais fosse realizada qualquer vistoria à saia e/ou vestido utilizado pelas profissionais inscritas na OAB-TO, sendo que eventuais excessos devem ser noticiados para o Conselho Seccional, o qual possui competência exclusiva para dispor sobre vestimenta e, eventualmente, disciplinar, se for o caso.

A OAB-TO atua e continuará a atuar na defesa intransigente das Prerrogativas da Advocacia, fulcrada no diálogo e no bom senso, em homenagem a inexistência de “hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíprocos”, mas não se esquivará de adotar as medidas judiciais e/ou administrativas necessárias para garantir o livre exercício profissional da advocacia. O mesmo se estende à garantia de que nenhuma jurisdicionada seja constrangida por suas roupas e tenha garantido o direito fundamental de ir e vir (art. 5º, XV) às repartições públicas do Poder Judiciário, concretizando assim o acesso à Justiça.”




fontes: Migalhas e http://www.clebertoledo.com.br/estado/2017/04/13/86450-oab-defende-advogada-barrada-no-forum-de-palmas-por-comprimento-do-vestido

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB