TSE já recebeu 499 recursos referentes às eleições municipais deste ano

Segunda Feira, 03 de Outubro de 2016




Até ontem, domingo (2/10), o Tribunal Superior Eleitoral recebeu 499 recursos referentes a candidatos nas eleições municipais deste ano. Do total, 71 dizem respeito a candidatos a prefeito e 428, a vereador.
Os dados foram divulgados na noite deste domingo pelo presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes. Segundo ele, o tribunal agora vai separar os casos de prefeitos cuja decisão judicial interfira no resultado das eleições – ou seja, os que, embora tenham tido seus registros de candidatura indeferidos, tenham recebido votos suficientes para ganhar o pleito ou levá-los ao segundo turno.  
Todos os recursos referentes a cargos proporcionais serão julgados, já que a decisão judicial influencia no quociente eleitoral e, portanto, na quantidade de vagas que cada partido ou coligação tem direito.
O ministro informou, no entanto, que o número de recursos para o TSE julgar ainda deve aumentar. Segundo ele, como a minirreforma eleitoral de 2015 cortou de 90 para 45 dias o período eleitoral, a judicialização das eleições ainda não se fez presente. A expectativa, no entanto, é a de que as impugnações e recursos aumentem nas eleições deste ano, conforme o ministro já havia afirmado neste domingo.
Segundo Gilmar Mendes, o encurtamento do período eleitoral “trouxe algo de bom”, que foram “campanhas mais baratas, mais sóbrias e mais limpas”. “Mas também nos trouxe esse inconveniente da judicialização.”




fonte: Conjur
Imagem e negritos nossos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB