Amazonas: STJ decide afastar desembargadora Encarnação Salgado TJ-AM por seis meses

Sexta Feira, 17 de Junho de 2016

Show img0017394677

 Desa. Encarnação Salgado, do TJ-AM, afastada pelo STJ
Por unanimidade, em sessão realizada quarta-feira (15), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu por unanimidade afastar a desembargadora Encarnação Salgado de suas funções no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) por, pelo menos, seis meses.
Segundo o Ministério Público Federal, a magistrada é suspeita de favorecimento a integrantes de uma organização criminosa envolvida em crimes de homicídios, roubos e, principalmente, tráfico de drogas. O órgão ministerial ressaltou que a suspeita é de que ela recebesse vantagem ilícita em troca de decisão judicial. 
Para o MPF, o afastamento se justifica pela "gravidade dos fatos" e para preservar confiança no Poder Judiciário.
Durante a sessão, o colegiado do STJ acompanhou o voto do relator, ministro Raul Araújo, que entendeu que o afastamento da magistrada se impõe como forma de garantia da ordem pública.
“No caso, a gravidade dos fatos investigados e a presença de fortes indícios de participação da magistrada apontam para o comprometimento do exercício da função judicante e da credibilidade do Poder Judiciário”, afirmou o ministro.
Raul Araújo destacou que o afastamento de Encarnação se dá ainda na fase investigatória para preservar a segurança e a confiança que a sociedade deve ter nas decisões judiciais. No voto, ele defendeu o afastamento cautelar da desembargadora por seis meses prorrogável por igual período.
A defesa de Encarnação Salgado, por sua vez, afirmou não haver elemento de conduta capaz de autorizar o afastamento.
La Muralla 2
O Superior Tribunal de Justiça foi o mesmo órgão do judiciário que determinou, semana passada, o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão no Amazonas que tinham como alvo quatro advogados, o juiz Luiz Carlos Valois e a desembargadora Encarnação das Graças Salgado. A operação, conhecida como La Muralla 2, corre em segredo de Justiça.
Posicionamentos
Por telefone, a assesoria de comunicação do TJ-AM informou que a Corte ainda não foi notificada oficialmente por conta do trâmite, que demora um pouco até que a decisão seja publicada. Por meio de seu gabinete, a desembargadora Encarnação Salgado informou que não vai se manifestar a respeito da decisão.
Já a Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), por meio do presidente da entidade, juiz Cássio André Borges dos Santos, manifestou-se em nota dizendo que "a associação entende que na democracia e na República ninguém está imune a investigação, justamente por ninguém estar acima da lei. Lamentamos pela colega associada e reiteramos que a Amazon já ofertou via associação nacional defesa técnica junto ao STJ”.
Entenda a operação
A “La Muralla 2” foi deflagrada na manhã da última quinta-feira (9), focando membros do Judiciário e advogados em suas investigações. Ela é a continuação de uma operação da Polícia Federal cuja primeira fase, deflagrada no ano passado, cumpriu 194 mandados.
A operação, além de realizar buscas e apreensões nos gabinetes da desembargadora Encarnação das Graças Salgado e do juiz Luís Carlos Valois Coelho, também mirou em quatro escritórios e quatro residências de advogados, segundo o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB/AM), Marco Aurélio Choy.
No total, o superintendente da Polícia Federal, Marcelo Rezende, disse que 15 procedimentos foram expedidos pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) para serem cumpridos nesta fase da operação, que conta com a participação de mais de 100 policiais federais, além de representantes do STJ e da Procuradoria Geral da República (PGR).
Encarnação foi ouvida na última sexta-feira (10), na sede do TJ-AM, em função da prerrogativa de foro por exercício de função. Marcelo Rezende, até sexta-feira (10), já tinham sido ouvidos os advogados Klinger Oliveira, as irmãs Maria Goreth Terças e Luciana Terças e Flávicia Dias de Souza, além dos servidores do judiciário, entre eles Brígido Augusto dos Santos, auxiliar de gabinete de Encarnação Salgado. Até esta data, o juiz Luis Carlos Valois não tinha sido ouvido, devido a ainda estar colhendo documentos e informações sobre a motivação de estar sendo investigado por determinação do STJ.


postagem conexa :
* http://tomoliveirapromotor.blogspot.com.br/2016/06/manaus-pf-cumpre-mandados-contra-juiz-e.html
* http://tomoliveirapromotor.blogspot.com.br/2016/06/caso-do-juiz-de-manaus-suspeito-de-ser.html



fonte: A Crítica
na íntegra
n.b: os negritos são nossos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB