TJDFT INICIA PROJETO PIONEIRO PARA REDUZIR O TEMPO DAS DEMANDAS JUDICIAIS

Terça Feira, 09 de Junho de 2015



Poder Judiciário da UniãoTRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS




Desde  quarta feira, 3/6, teve início projeto pioneiro entre a Seguradora Líder, empresa administradora do DPVAT, e o TJDFT. O objetivo é acelerar, de forma segura, o recebimento por parte das vítimas que possuem direito à indenização DPVAT, realizando perícias médicas e sessões de conciliação no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília – Cejusc/Bsb. A realização de sessões de conciliação no Cejusc já é uma antecipação ao novo Código de Processo Civil.
A partir desse projeto, pioneiro no país, todo o processo envolvendo o Seguro DPVAT que der entrada em Brasília será automaticamente remetido ao Cejusc/Bsb e a primeira audiência será realizada na mesma data que a perícia médica. Com a perícia realizada, a seguradora já poderá ofertar, na primeira audiência, uma proposta de composição amigável, conforme tabela constante no anexo I, da Lei 11.945/2009.
Com as audiências sendo realizadas, antes mesmo de o juiz analisar a contestação, há uma grande economia de tempo processual e mais eficiência no trabalho realizado pelo próprio Tribunal.
O grande problema na celeridade de julgamento, no processo envolvendo o seguro DPVAT, entre outros fatores, é a realização da perícia médica e seu alto custo, que muitas vezes a inviabiliza. Então, por empenho do TJDFT, os peritos médicos se comprometeram a reduzir o valor da perícia para uma taxa única, nesses processos.
Já no seu início,  foram remetidas ações, em diversas fases processuais, para a realização de perícia e eventual conciliação.
Para o 2º Vice-Presidente, desembargador Waldir Leôncio Júnior, o TJDFT hoje faz história com esse projeto. “Registro a colaboração efetiva da Seguradora Líder e do escritório de advogados que também a representa em Brasília, que se comportam como litigantes modernos com alto grau de responsabilidade social", afirmou. O magistrado também fez um apelo para que outros litigantes de massa, grandes fornecedores, sigam esse exemplo.



fonte: TJDFT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB