Defenestrado do cargo: No Rio, Amigos e colegas manifestam solidariedade a Siro Darlan

Sexta Feira, 12 de Junho de 2015

Amigos  e pessoas que acompanham e conhecem o trabalho do desembargador Siro Darlan fizeram um ato em solidariedade ao ex-coordenador da Comissão de Varas de Infância, Juventude e Idoso do Rio de Janeiro, na noite desta quinta-feira (11), em frente ao Tribunal de Justiça do estado, no Centro, para protestar contra sua demissão do cargo, no último dia 2, terça-feira. Após o ato, os manifestantes seguiram em caminhada até o Circo Voador, na Lapa, onde se encontraram com Darlan e o abraçaram, manifestando seu apoio.
Estavam presentes representantes de diversos setores da sociedade, além de amigos e colegas do desembargador, que deram depoimentos a respeito de seu trabalho e criticaram sua demissão. Um dos organizadores do ato, que teve início às 18 horas, e também um dos maiores críticos do afastamento de Siro Darlan, foi o vereador Leonel Brizola Neto (PDT-RJ).
“Eu vejo (a demissão de Siro) como uma retaliação. Ele é um grande ser humano, que lutou toda a sua vida em prol da defesa das crianças e dos adolescentes. Ele estava presente no primeiro Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, como um dos principais articuladores de sua construção. É uma covardia o que fizeram com Siro, terem o afastado justamente do que ele mais defendia”, comentou Brizola.
1 / 32
Para o presidente da Comissão de Direitos humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Soares de Andrade, o afastamento do desembargador foi “uma ação política”. Soares destacou o posicionamento contrário de Siro em relação ao tema da redução da maioridade penal e elogiou seu trabalho à frente dos assuntos relacionados aos direitos humanos dos jovens.
André Fernandes, fundador da Agência de Notícias das Favelas e um dos locutores do evento, também criticou a demissão. “É no mínimo estranho o afastamento de um juiz que conhece profundamente o tema da redução da maioridade penal, em um momento em que a sociedade está debatendo este assunto”.
Após depoimentos de pessoas ligadas ao trabalho de Siro, os presentes deram as mãos e pensaram em palavras positivas para Siro. Depois, rezaram um "Pai Nosso" para o juiz, se abraçaram e se dirigiram ao Circo Voador em caminhada solidária, para dar um “abraçaço” também no desembargador, que recebeu a todos: “Eu fiquei muito emocionado. Essa solidariedade vinda das redes sociais e dos movimentos sociais me fortalece no sentido de continuar esta luta, continuar este trabalho em benefício dos mais excluídos, dos mais vulneráveis e trabalhar para que não haja a redução da maioridade penal. Tenho que continuar meu trabalho. Eu sou um juiz, tenho que servir a população, tenho que estar sempre do lado dos menos favorecidos”.
O movimento foi marcado através das redes sociais e teve apoio de políticos como Marcelo Freixo (Psol-RJ), Renato Cinco (Psol-RJ) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que não puderam estar presentes mas manifestaram seu apoio através de vídeos publicados nas redes sociais.




notícia conexa

http://tomoliveirapromotor.blogspot.com.br/2015/06/tj-rj-afasta-siro-darlan-de-comissao.html






fonte: JBonline
na íntegra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB