TRF-2: Íntegra da decisão que trancou ação contra acusados do atentado do Riocentro será publicada após transcrição de sustentações e votos orais

Segunda, 07 de Julho de 2014




  Assim que forem transcritas as manifestações orais do Ministério Público Federal e do advogado Rodrigo Rocca, bem como os votos orais proferidos no julgamento do habeas corpus apresentado por quatro dos seis acusados de participar do atentado do Riocentro, será lavrado o acórdão da decisão, que ficará disponível na íntegra para consulta pública na internet. A informação é da Presidência da Primeira Turma Especializada do Tribunal.

Divergência de entendimentos

                A prescrição dos crimes foi o ponto com que a maioria dos desembargadores concordou e que acabou resultando no trancamento da ação penal. Por outro lado, a maioria dos integrantes do colegiado rejeitou as alegações da defesa dos réus, que pediu a aplicação da Lei da Anistia aos acusados e sustentou que teria ocorrido a chamada "coisa julgada", ou seja, que o caso não poderia ser reaberto após ter sido arquivado pelo Superior Tribunal Militar, há vários anos.

Prescrição               

       Tanto a doutrina do direito quanto a legislação internacional consideram que os chamados crimes contra a humanidade são aqueles cometidos pelo governo oficial contra os próprios cidadãos. Não foi esse o caso da ação realizada no Riocentro no dia 30 de abril de 1981, porque os acusados planejaram o atentado clandestinamente, com o objetivo, inclusive, de desestabilizar o processo de abertura política comandado pelo então presidente da República, general João Figueiredo. Foi com esse entendimento que a maioria dos membros da Primeira Turma Especializada concluiu pela prescrição dos crimes imputados aos acusados do atentado: "No caso, as provas arrecadadas pelo Ministério Público Federal e a própria realidade histórica revelaram que a política oficial daquele momento (março/abril de 1981) era de abertura inequívoca, com a revogação do AI5 em 1978 e o retorno de vários brasileiros exilados, muitos dos quais já se encontravam inseridos na política nacional, inclusive assumindo diversos cargos políticos, como aconteceria no ano seguinte com o governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola", lembra o presidente da Turma, desembargador federal Abel Gomes. Se fossem considerados crimes contra a humanidade, os fatos poderiam ser declarados imprescritíveis.
           Entre as provas de que o grupo agiu à revelia do governo está o fato de que ele se reunia "em restaurantes da zona portuária, bordéis e quartos de hotéis, sem coerência até mesmo com a hierarquia militar que alguns dos membros possuíam para convocar tais reuniões", ressalta Abel Gomes, destacando, ainda, que o carro onde a bomba do Riocentro explodiu era particular "e não um veículo oficial descaracterizado como ao tempo de inquestionável repressão política oficial acontecia".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB