SC: TV que tentou filmar suicida pagará indenização por exposição ofensiva de fatos

Quinta, 10/07/14


Familiares de vítima não anuíram com imagens realizadas por veículo de comunicaçãoFoto: Divulgação: TJ/SC
A Sexta Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina deu provimento a recurso de apelação cível e majorou o valor da indenização a qual emissora deverá pagar a filhos de um suicida – a TV tentou, sem autorização, fazer imagens da pessoa morta.

Caso – De acordo com informações do TJ/SC, o cinegrafista da emissora de televisão tentou entrar na casa dos autores – filhos da vítima – para tentar fazer imagens do homem que havia cometido suicídio. Os filhos precisaram entrar em luta corporal com o cinegrafista para impedir as imagens.

Um radialista da mesma empresa de comunicação, furioso com a reação dos filhos do suicida, fez comentários exaltados "ao vivo" contra a conduta dos familiares, utilizando-se de palavras de baixo calão e ameaças.

A ação foi julgada procedente em primeira instância, condenando a empresa de comunicação ao pagamento de danos morais, fixados em R$ 13 mil. Inconformados com o valor da condenação cível, os filhos da vítima recorreram ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Decisão – Relator da matéria, o desembargador Joel Dias Figueira Júnior votou pelo provimento do recurso, pontuando que a reportagem jornalística ultrapassou o limite do interesse social, "revestida de ofensas e violação à vida privada".

Complementou o julgador: "A responsabilidade da ré configurou-se no momento em que deixou de prestar informações de forma coerente, dentro dos limites do interesse social e em sintonia com a Constituição Federal".

O acórdão lavrado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina majorou para R$ 30 mil o valor da condenação cível que a empresa de comunicação deverá pagar aos filhos da vítima. 




Fonte: www.fatonotorio.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB